ARACAJU

É verdade que as praias da capital sergipana dificilmente estarão entre as mais quentes e as mais claras do Nordeste brasileiro. Por outro lado, a cidade de Aracaju é de alto nível quando pensamos em estrutura, cultura, hospitalidade e preços acessíveis.

Em nossas viagens para o Nordeste sempre que passamos por Aracaju nos (re) encantamos. É uma capital que possui um quê de ares de interior, é uma transição entre uma metrópole e uma pacata cidade.

Uma simples passeada no centro (de transporte de aplicativo ou ônibus) vai lhe confrontar com essa realidade: serão prédios históricos próximos a edifícios modernos, mercadinhos locais ao lado de grandes centros comerciais, comidas vendidas por ambulantes ao lado de restaurantes de grife mundialmente famosos.

Quando foi fundada?

Diferente de muitas cidades que são históricas e por isso acabam se transformando em capital, a cidade de Aracaju foi construída para ser a capital da então província, num processo de substituição da cidade de São Cristóvão (que também vale uma visita). Fora fundada em 1855 e “nasceu” no Morro de Santo Antônio, que fica mais ao norte.

A Orla

A orla da cidade de Aracaju se destaca entre as orlas que existem no Brasil, um dos principais cartões postais da região, a Orla da Atalaia tem seis quilômetros de atrações e garante uma série de programas para os turistas.

Quando passamos por Atalaia sempre nos encantamos com a quantidade de atrações e restaurantes que existem espalhados por essa orla. A orla é considerada o maior centro de entretenimento e lazer do Nordeste, e nele você encontra “de tudo”, um calçadão de fazer inveja: ciclovia estruturada, centenas de quiosques, quadras poliesportivas para os passantes, fontes de luz, uma grande pista de skate, áreas de ginástica e até mesmo um oceanário que diverte aos turistas que por lá passam.

Passarela

Acervo do autor

É lá na orla da cidade que você vai encontrar o seu maior cartão postal a Passarela do Caranguejo. O trecho é ocupado (também) por bares e restaurantes que oferecem o melhor da culinária regional: frutos do mar, carne-de-sol, pirão e o clássico e delicioso caranguejo.

A passarela tem um caranguejo gigante ao lado do letreiro da cidade. Nós somos viciados em letreiro de cidades, não podemos ver um que já queremos bater uma centena de fotos. Vá com paciência, o letreiro e o caranguejo gigante são disputados entre os turistas.

Centro

Se o seu objetivo é um pouco mais de História e cultura, o centro é repleto de prédios históricos, como a:

Catedral Metropolitana

Um local de fé das comunidades locais e que registra grandes momentos da História da cidade.

Com seu interior majoritariamente branco, a catedral é bem sui generis quando você pensa na construção de grandes igrejas do Brasil. Sua primeira pedra foi colocada no longínquo ano de 1856, porém, de construção complexa só foi inaugurada em 22 de dezembro de 1875.

Gente Sergipana

Ainda no centro você encontra o Museu da Gente Sergipana e o local merece sua atenção. O espaço celebra a identidade e a vida no estado: as festas, os famosos, seus espaços, a gastronomia, tudo isto apresentado com interação entre museu e visitante.

Os mercados

Mercado Municipal

No centro da cidade você vai encontrar também dois grandes mercados: o Mercado Thales Ferras e o Mercado Antônio Franco. Se um é o tradicional mercado municipal voltado para turistas, com coisas feitas de vime, vários tipos de chaveiro e toda sorte de coisa, o segundo é um verdadeiro mercado municipal. Somos particularmente encantados com este mercado, tendo em vista a sua variedade de frutas, verduras e toda sorte de coisas da terra.

Não tem uma vez que vamos para o mercado no centro de Aracajú que não voltamos sobrecarregados de sacolas e “com mais coisa do que deveríamos”, é uma alegria.

Praia

Atalaia é uma praia brasileira da cidade de Aracaju, Sergipe. A praia é uma das mais famosas do Nordeste e representa Sergipe através do cartão postal na Praça dos Arcos. É onde está localizada a orla de Atalaia, é a praia urbana mais popular da cidade de Aracaju.

A paia mais movimentada da cidade é a praia de Atalaia, cuja urbanizada orla já destacamos. Com ampla faixa de areia, é uma praia agradável e propícia para o banho em toda a sua extensão. É verdade que as praias de Sergipe não são conhecidas por terem uma água translúcida, mas ainda assim, são excelentes praias.

Os locais me explicaram que como eles estão “para baixo” do Rio São Francisco, o mar acaba ficando com sedimentos (jogados pelo rio) e a água não é tão clara, enquanto que o Alagoas não passa por essa questão, já que fica na “parte de cima” do rio.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar tem o nosso coração! Sempre que estamos em uma cidade em que tem unidade do projeto, buscamos conhecer os seus tanques e museus. Inaugurado em 2002, ocupa um prédio de 1100 metros quadrados em forma de tartaruga.

São quase 20 aquários e dois tanques, com tartarugas, peixes e cavalos-marinhos, num total de quase 100 espécies de água doce – trazidas do rio São Francisco – e salgada, da região.

Outras praias

Além da praia da Atalaia, você tem uma série de outras praias que pode se divertir na cidade e nas redondezas:

Praia dos Náufragos: Leva esse nome pois era onde os navios bombardeados na Segunda Guerra Mundial acabavam chegando. Escolhida por muitos por ter uma areia mais sólida, ideal para a prática de futebol.

Praia do Robalo: Procurada por surfistas devido as suas ondas, é escolhida por famílias devido a extensa faixa de areia, uma oportunidade única para as crianças. Por ser longe do centro (12 km) não tem uma estrutura de bares e restaurante tão boas.

Praia do Mosqueiro: É a praia em que você vai sem ser incomodado. É uma praia distante da cidade e sem a presença de turistas, você pode surfar ou simplesmente ir à praia sem ser incomodado.

Saco da Praia: Mais ao sul, oferece ao turista um mar verde, onde a foz do Rio Real e as dunas que o dividem formam um belo cenário.

Praia do Refúgio: Outro dos vários lugares tranquilos que a cidade de Aracajú oferece ao seu visitante. O mar pode ser bastante agitado (o que atrai os surfistas), mas em geral as águas são calmas e com uma temperatura bem agradável.

Praia dos Artistas: Deve a sua fama por ser uma das praias mais perigosas do país. Alguns passos em direção “ao fundo” e você encontra um canal que pode ter mais de 5 metros de profundidade.

Aproveite a cidade de Aracajú, os seus preços acessíveis e a sua beleza vão ganhar o seu coração!

Logo de apoio

Que tal apoiar o Despachados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *