Decidir um destino de viagem pode parecer uma missão bem difícil diante de todas as opções disponíveis, considerando o orçamento para a viagem, preferências pessoais e outros fatores. Mas, vai por mim: definir o cronograma de passeio de uma viagem pode ser ainda mais desafiador, ainda mais quando se tem os dias contados e inúmeras coisas para fazer e conhecer no país escolhido para a viagem.
É justamente sobre os tão esperados passeios que falaremos hoje nesse episódio da nossa série Despachados de A-Z. É clichê visitar os mesmos lugares que todas as pessoas já conhecem? Existe o passeio ideal em um determinado destino? Hoje Foca bateu um papo com a Re Nunes e o Leonardo Cassol. Eles deram várias dicas sobre como escolher os passeios, se programar e, claro, economizar dinheiro na hora de fazer o roteiro – mas sem poupar nada de diversão.
A verdade é que cada viagem vai ter seu próprio estilo. Esse estilo sofre influência do próprio país que está sendo visitado, já que existem passeios mais “padrão” do local (mais natureza ou mais história, por exemplo), e também das pessoas com quem a viagem está sendo feita. Mas o lado bom disso é que o mundo é muito grande, com opções para todos os gostos e bolsos!
Não perca o dia por um passeio!
Antes que você me entenda mal, não estou dizendo para que não faça um passeio que te toma o dia todo. Vamos ao ponto: fazer uma programação para a viagem é uma tarefa super necessária. Isso porque, quando se tem os dias contados de férias, é preciso organizar toda a agenda e não perder um minuto sequer. Não ter uma programação definida nesses casos, vai te fazer não só perder um minuto, mas até mesmo o dia todo.
É muito normal, por exemplo, que viajantes deixem para a última hora a compra do ticket do museu que quer visitar. Isso pode dar certo, mas na maioria das vezes vai, no mínimo, custar duas, três vezes mais caro do que se fosse comprado antecipadamente. No pior dos casos as entradas podem estar esgotadas e todo seu cronograma fica comprometido. Isso serve para museus, parques, monumentos e várias outras coisas, então fica ligado!
Passeio para todos os destinos
Tanto a Re quanto o Cassol compartilharam do mesmo sentimento de “repetição”. É claro que existem pontos turísticos que, por mais que sejam conhecidos por muita gente (muita mesmo), a sua visita sempre será única. Não é porque muita gente já visitou o Coliseu que você não deve ir lá. Isso é sobre a sua experiências.
Porém, quando eles falam dessa sensação de repetição, tem a ver com perder tempo fazendo as mesmas coisas. Por exemplo, não tem sentido você visitar um dos maiores aquários do mundo e querer visitar um aquário novo em cada destino que pisar. É claro que você pode fazer isso se quiser, mas quando falamos em passeios e tempo limitado de férias, às vezes vamos precisar priorizar, e isso significa abrir mão daquele tipo de passeio ou lugar que a gente já repetiu algumas vezes.
E aí, você já sentiu essa sensação de estar repetindo o passeio em diferentes cantos do mundo? Conta pra gente e bora trocar muitas dicas sobre como aproveitar ao máximo as viagens. Afinal, os passeios turísticos podem sim custar o olho da cara, mas isso não precisa ser assim 😉
Não perca o episódio de hoje! E se você tem alguma experiência bacana, aprendizado ou dica, compartilha com a gente para colaborar com a comunidade viajante.
Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.