Vai visitar a Croácia e não sabe ao certo por onde começar? De uma chance a Zagreb, a capital do país.
De todas as cidades que já viajei, principalmente as do leste europeu a cidade de Zagreb é uma das que mais me surpreendeu positivamente. É bem verdade que as cidades mais famosas da Croácia são as encantadoras Dubrovnik, Zadar e Rovinj, mas Zagreb, a capital, tem um encanto que vale a pena ser destacado.
Mesmo não tendo atrações para preencher, no roteiro clássico viajante, uma semana inteira de atrações, a cidade pode muito bem ser aproveitada por quem está de passagem ou a caminho de outros lugares. Zagreb não é apenas uma cidade para conexões, e eu vou lhe provar:
Igreja de São Marcos (Crkva sv. Marka), no coração do centro histórico da cidade, é uma das igrejas mais diferentes que você vai visitar em sua vida. Foi construída no século XIII em estilo românico e posteriormente reformada em estilo gótico (tanto que em sua fachada, encontramos estátuas góticas). Seus telhadinhos e sua arquitetura são diferentes e fotogênicos, um verdadeiro símbolo da cidade.
Mas, o que deixa essa igreja como sendo algo único no mundo são os dois enormes escudos de armas que ocupam todo o telhado dela, os escudos da própria Zagreb e dos antigos reinos da Croácia, Eslovênia e Dalmácia. É nas proximidades da igreja que você vai encontrar os edifícios mais tradicionais da cidade, como o Palácio Ben, que é a sede do governo, o Sabor, parlamento da croácia e o Stara Gradska Vijecnica, a antiga prefeitura.
Porta de pedra: Andando um pouco mais pelas ruas do bairro, que se chama Gradec, você encontrará as muralhas da cidade, isso pois a cidade já foi uma cidade independente. Construídas entre 1242 e 1261, as muralhas acabaram desaparecendo e ficou preservado apenas a Porta de Pedra ou Kamenita Vrata).
Cuidado, a porta pode passar despercebida por você, já que não é um local tão grandioso ou que chame muita atenção.
Torre Lotrscak: Acho que é a coisa mais legal que eu vi em minha passagem por Zagreb e certamente uma das coisas mais legais para se fazer na cidade. Construída no século XIII como parte da muralha que falávamos anteriormente, a torre acabou virando um ponto turístico e um dos símbolos da cidade. É dali, que todos os dias, ao meio-dia se dispara um tiro de canhão para marcar a hora e comemorar a História da cidade.
Você compra o ingresso na base da própria torre, sobe uma escadaria até a parte superior dela e tem uma das melhores, se não a melhor vista da cidade de Zagreb.
Rua Tkalcica: Se gastronomia é o que toca o seu coração, você não pode deixar de conhecer essa rua de nome complicado. Tkalcica é uma das ruas mais animadas da região central e conta com vários ambientes em que você vai poder aproveitar a gastronomia local, tomar boas cervejas e poder descansar depois de um longo dia batendo perna pela capital.
Catedral de Zagreb: Dizem que quando você visita a sua primeira igreja realmente gótica você não esquece nunca mais. A Catedral de Zagreb foi a primeira igreja que eu visitei e, após contemplá-la, pude realmente entender essa expressão. Ela é monumental, e fora construída para que nós, meros mortais, possamos nos sentir pequenos próximo da “criação de Deus”.
A catedral é o maior símbolo do bairro de Kaptol, e suas torres são visíveis praticamente de qualquer lugar da cidade. Construída em 1093, o templo original acabou sendo modificado ao longo do tempo, tendo em vista que a cidade fora invadida algumas vezes ao longo da História e um grande terremoto no século XIX obrigou o edifício a ser reconstruído.
Praça Ban Jelacic: É a praça da população local, apesar de ser constantemente frequentada por turistas, é o coração comercial da cidade e está sempre movimentada. É lá que você vai ver os trenzinhos sempre passando, com sua característica cor azul, e é lá que em alguma hora ou outra você vai acabar comprando um doce das deliciosas padarias croatas ou alguma comida em algum fast-food.
Túnel Gric: Os túneis fazem parte da História de muitas cidades europeias, e em Zagreb não poderia ser tão diferente assim.
Este túnel em específico foi construído como um refúgio antibombas aéreas para a Segunda Guerra Mundial e acabou em desuso logo após o fim desta. Mas, foi no ano de 2016, que por uma promoção turística da cidade, eles foram restaurados e abertos ao público como um lugar de exposições artísticas, mostras históricas ou apenas uma conexão a diferentes partes da cidade.
Confesso que o passeio durante o dia é bem legal de ser feito, já que é uma coisa bem diferente do que estamos acostumados, mas quando eu fiz o passeio pela noite, confesso, fiquei apavorado de medo. Eles, apesar de serem largos, são extremamente longos, e não são apenas em um sentido de caminhada, sendo que, apesar de saber que não, você fica com o receio de se perder.
Museu das Ilusões: Como uma das atividades pagas mais legais que se tem para fazer em Zagreb está o museu das Ilusões. É no Museu das Ilusões que você vai descobrir que a realidade nem sempre é do jeito em que os nossos olhos nos mostram.
O Museu das Ilusões é um desses museus altamente interativos onde você não só pode tocar nas peças em exibição como você deve interagir com elas para que as mesmas façam sentido. Localizado no centro da cidade, o museu se torna ainda mais legal se você for com alguma outra pessoa, o espírito aberto e um celular carregado para registras em fotos e vídeos toda a sua diversão.
Sabe o conceito “aprender brincando”? Pois então, o Museu das Ilusões leva isso muito a sério, e você vai sair dele encantado com física e matemática, mesmo que seja uma pessoa de Humanas, como eu.