Nós temos um episódio do nosso podcast especificamente sobre vilarejos e pequenas vilas da Europa que valem a pena a visita. Chegou a hora de pôr algumas coisas do episódio por escrito, bora lá?
Vamos falar de locais cativantes, pitorescos e icônicos o suficiente para nos aguçar a vontade de fazer as malas, pegar um avião e ir! Esses locais foram escolhidos após intenso debate sobre quais as melhores cidades / povoados /vilas da Europa valem a nossa visita. Além do mais, levamos em conta o fator: “quão fácil é chegar neste local?”.
De pouco nos vale apresentar uma vila que fica no meio da Sibéria ou um povoado muito fofinho, mas que fica na Ucrânia. As condições atuais não são propícias para ir a esses lugares. Por isso, acabamos “caindo” nos batidos Portugal, França, Alemanha, Áustria, Bélgica…
Dinant – Bélgica
A imagem da cidade de Dnant refletida no rio Meuse é uma dessas imagens que mexe com o coração de qualquer pessoa. O rio multiplica a magia que emana dos edifícios históricos e em especial de sua Notre Dame. Por detrás desta bucólica fachada, há uma cidade muito viva e cheia de atrações.
Destacamos que foi aqui que Adolphe Sax, o inventor do saxofone nasceu e andou, constantemente os seus quase 400 degraus para ir a sua colina.
Cinque Terre – Itália
Não é tão difícil pensar que o nome de Cinque Terre tem um significado todo especial, afinal, estamos falando de cinco cidadezinhas encantadoras: Monterosso, Vernaza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Cada uma delas tem o seu encanto especial, e o que todas elas têm em comum é o turismo de massa.
Casas multicoloridas, luxuosos iates nas suas docas e praias de uma areia muito fina compõe o cenário de quase todas essas cidadelas. Localizadas na Toscana italiana, Cinque Terre é um destino tão popular que o governo italiano limita a entrada de turistas a “apenas” um milhão e meio de pessoas por ano.
Considerada como Patrimônio da Humanidade a região sofre com o turismo em massa, mas, por sua vez, e é a cidadela que tem a melhor estrutura para o turismo de nossa lista.
Monte Saint Michel – França
No alto de uma ilhota rochosa na região da Normandia (norte do país) está esta imponente e pequenina cidade. Declarada Patrimônio da Humanidade recebe mais de 3 milhões de turistas por ano.
A cidade cresceu em torno da abadia, uma característica de muitas cidades medievais, e conta com pequenas ruas, pequenas lojas e pequenos restaurantes por toda a sua extensão. Caso você queira subir ao mosteiro, prepare-se, são 170 metros até o topo que contem a imagem do Arcanjo São Miguel.
Santorini – Grécia
O nascer do sol é sempre um espetáculo à parte, entretanto, em Santorni, a cor imaculada dos templos e casas, é um espetáculo à parte quando o dia nasce. Quase se fundindo com o céu e o mar, eles exibem um dos mais belos cartões postais de toda a Grécia – um daqueles destinos perfeitos para o viajante que está atrás de vilas e vilarejos.
Esta ilha turística, anima o espírito de qualquer aventureiro, seja no inverno, onde é possível aproveitá-la quase sozinho, seja no verão, junto com os milhares de turistas europeus.
Kotor – Montenegro
Conhecida entre muitos europeus como “o melhor segredo de Montenegro”, esta incrível cidade medieval também está na lista de cidades que compõe o Patrimônio da Humanidade. É uma cidade rodeada por muralhas que foram construídas a mais de 1500 anos para proteção.
Dentro das muralhas encontramos toda uma diversidade de cenários: praias belíssimas, montanhas e falésias. Isso tudo dentro de uma cidade pequena e murada, quase um desafio logístico!
Passeando pela cidade você encontrará belas catedrais, casas de arquitetura gótica, palácios e uma praça principal, típica de uma cidade medieval. É um lugar perfeito para os amantes do clima bucólico ou que querem passar um bom momento de descanso. A cidade fica muito próxima do mediterrâneo, ou seja, é a garantia de um clima agradável e de uma boa gastronomia.
Reine – Noruega
Reine já apareceu na capa de inúmeras revistas e publicações de turismo. O sucesso e a fama de Reine reside tanto na imagem pitoresca: as casas de pescadores à beira do mar, como a sua localização, o Oceano Ártico.
Difícil é escolher qual o melhor momento para conhecer a vila, no inverno quando tudo está branquinho e coberto de neve, ou no verão quando a vida se faz mais presente e todas as pessoas estão aproveitando o sol.
Nördlingen – Alemanha
Cidade construída no meio de uma cratera de meteorito, esta pequenina cidade da Baviera alemã tem uma forma circular muito encantadora.
Nördlingen é uma cidade de arquitetura medieval, com telhados vermelhos e um sistema de ruas bem pitorescas, fechadas em um sistema murado com uma torre de defesa que lhe transportarão para um outro tempo.
É uma cidade extremamente calma que pode, e deve ser totalmente explorada a pé. Entre as suas principais atrações estão a Igreja de São Jorge, e sua torre com quase 100 metros de altura. Soma-se suas várias pracinhas com bares, cafés e lojas de doces.
Nazaré – Portugal
Desde 2011 a cidade de Nazaré figura como uma das cidades mais famosas de Portugal. Isso graças a Garrett McNamara, um havaiano que surfou uma onda de 24 metros! É verdade que Nazaré já era uma cidade queridinha dos surfistas, entretanto, foi a partir de 2011 que ela se transformou numa cidade querida por todos.
Suas ruas empedradas, a beleza da sua imensa praia, suas ondas gigantes… é o cenário perfeito para uma magia que só existe lá. Se você for, não deixe de visitar a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, apreciar as ondas e quem sabe ir até o Miradouro do Suberco.
Hallstatt – Áustria
Considerada por muitos como a cidade mais bonita da Áustria, Hallstatt é uma daquelas cidades que parece pintada, feita para filmes. Isso pois ela se concentra basicamente às margens de um lago, que é Patrimônio da Humanidade desde 1997.
Hallstatt faz arte da macrorregião de Salzkammergut, uma região que possui mais de 700 lagos. A paisagem é encantadora, traz vida e ao mesmo tempo aquele clima bucólico das cidades pequenas. Suas ruas estreitas perpassam casas, restaurantes, lojas de artesanato e seus tradicionais cafés.
O centrinho conta com uma pracinha muito fofa, a Markplatz e uma igrejinha típica de cidade pequena, a Pfarrkirche.
Bagnoregio – Itália
Acho que é a comuna mais famosa desta lista. No coração do Lácio, encontramos a cidade de Bagnoregio, ou para os italianos “Civita de Bagnoregio” uma cidadezinha que está localizada no topo de uma montanha de rocha calcária e que só pode ser acessada atravessando uma ponte construída a mais de 2000 mil anos.
A ponte nos revela uma cidade espetacular! Segundo os italianos a cidade está morrendo (il paese che muore), isso pois a montanha que sustenta a cidade está em constante erosão e dia após dia, ano após ano a sustentação tem diminuído.
E aí, vai para alguma dessas cidades em breve? Já foi a alguma delas? Conta para a gente aqui nos comentários.