Atacama, um dos lugares mais incríveis do planeta

Místico para alguns, especial para outros, apenas um destino para tantos outros, não importa qual a motivação, o fato é que o Atacama é um dos principais destinos turísticos do mundo.

Visão geral do deserto

Visão geral do deserto

O Atacama “entrou no radar” quando nos séculos anteriores iniciou-se a exploração de sal e cobre na região norte do Chile. San Pedro é um lugar surpreendente, afinal, são poucas as cidades que ficam “dentro” de um deserto.

Existem muito passeios em San Pedro do Atacama, e você terá que escolher quais deseja fazer. Apesar de a cidade ser bem pequena, a região do deserto é cheia de atrações, e, a não ser que você tenha muitas semanas para conhecer o norte do Chile, a nossa dica é que você escolha somente os passeios que se encaixam no seu perfil.

Caminho para atrações no Atacama

Caminho para atrações no Atacama

Indiferente do passeio escolhido, seu dia muito provavelmente vai terminar no centrinho ou nas ruas laterais de San Pedro de Atacama. A cidadela é bem pequena e tem pouca coisa para conhecer: praça central, igreja e rua principal.

IGREJA E PRAÇA: a Igreja de San Pedro de Atacama é o principal ponto turístico da cidadela. É um templo bem pequeno e que foi erguido quando os espanhóis chegaram na região, no século XVI. Quase na frente da igreja está a Plaza de Armas, onde você vai encontrar feiras de artesanato, a prefeitura e o “início” da principal rua da cidade a Caracoles.

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: antes de falarmos das lagoas propriamente ditas, tenha em mente que, a maior parte dos passeios na cidade de San Pedro começam cedo, muito cedo. A maioria das vans e agências de turismo passam entre as 5h e as 6h da manhã para levar os turistas até os lugares mais incríveis da região.

Laguna

Laguna

O passeio das lagoas começa por volta das 5h30min/6h e acontece em parte dentro de um parque nacional o Parque Nacional Los Flamencos. Durante o passeio você andará por regiões que estão a 4300 metros acima do nível do mar (respeite seu tempo, respeite seu corpo).

As lagoas são tão importantes para a comunidade que possuem até nome Miñiques (a menor) e Miscanti (a maior). Elas são de tirar o fôlego de qualquer pessoa! Vá arrumado, leve um bom celular e tire muitas, muitas fotos.

Turismo de natureza é um turismo que depende um pouco de sorte, entretanto, é muito provável que você encontre muitos animais nativos na região das lagunas. De todos eles, o que mais vai chamar a sua atenção, assim como chamou a minha, será a Vicunha, que quase sempre estarão em pequenos grupos.

Vicunha e seu filhote

Vicunha e seu filhote

As Vicunhas foram as minhas preferidas durante todo o passeio, entretanto, “todos” querem ver mesmo são os flamencos. Rosinhas, sempre longe, são um show à parte para qualquer turista e qualquer máquina fotográfica.

GEISER EL TATIO: um dos passeios mais legais que você vai fazer. Esse passeio começa ainda mais cedo que o anterior já que os gêiseres “só funcionam” no período do nascer e do pôr do sol (que é quando fica muito frio em toda a região). Normalmente os passeios começam entre as 4h e 5h da manhã.

Geiser. O meu local preferido na região

Geiser. O meu local preferido na região

A temperatura no local será fria, muito fria! É importantíssimo que você esteja muito agasalhado se o seu passeio for somente matutino, ou com muitas camadas de roupas caso você fique o dia inteiro em excursão.

Embora muita gente “não ache nada de mais” os gêiseres são um fenômeno natural único! As cores ao amanhecer, os seus gases, as suas colunas de fumaça, os seus mais de 80 exemplares… é tudo muito especial.

O campo geotérmico e suas colunas de fumaça pela manhã vão chamar muito a sua atenção. O cenário é tão cativante que talvez você nem queira entrar na piscina geotérmica que tem no local. Várias pessoas preferem ficar admirando e/ou tirando fotos do local.

VALE DE LA LUNA: o Vale de la Luna é o passeio “mais simples”, mais barato e o que é mais movimentado. Como ponto positivo temos o fato de que o vale fica bem próximo da cidade, entretanto, por ser perto, é um dos locais que fica mais cheio. As atrações locais possuem fila (dependendo da época do ano) e a quantidade de gente tira um pouco da magia do local.

valle de la luna

valle de la luna

O anfiteatro é o local mais bonito que você vai visitar no vale. Tem o nome pois realmente lembra um anfiteatro clássico. Se por fotos ele é bonito, presencialmente, ele vai deixar você realmente sem palavras.

No “final” do vale estão as três marias, três rochas que ficaram famosas por nos lembrarem das “três marias do céu”. É uma formação que se deu através do vento em contato com a rocha, ou seja, uma erosão eólica.

LAGUNA CEJAR: a cerca de vinte quilômetros da cidade de San Pedro você encontra a Laguna Cejar. De todos os passeios que fiz na região, a laguna Cejar foi o passeio que mais me chamou a atenção.

A laguna é famosa pela sua alta concentração de sal (ainda maior que a do Mar Morto). A sua cor, suas pedras de sal e o seu tamanho chamam muito a atenção. Durante o passeio você terá a oportunidade de “mergulhar” e perceberá um fenômeno incrível: você “será expulso da lagoa”.

Laguna

Laguna

Muita gente fica mexendo no celular, leva livros ou jornais para tirar fotos, de tudo um pouco (e tudo é valido, desde que respeite o local). A laguna Cejar é incrível! Você pula, entra bonitinho, de costas ou de cabeça pra baixo, pouco importa, você vai boiar.

Lembre-se, depois do banho na laguna, tome banho nos chuveiros que existem no local. A alta concentração de sal vai irritar a sua pele e provavelmente lhe trará coceiras irritantes e vermelhidão.

TERMAS DE PURITANA: as termas de puritana são um dos passeios que menos chama a atenção quando os visitantes estão escolhendo o que fazer pela cidade. Isso se dá pelo fato de o local ser muito comum.

Flamingo

Flamingo

Não são poucos os locais no Brasil e no mundo que possuem águas termais. O que chama a atenção nas Termas de Puritana são o fato de estas estarem no meio do deserto, com uma vegetação que contrasta muito com o cenário arenoso local.

PIEDRAS ROJAS E ÁGUAS CALIENTES: coloquei esses dois juntos pois normalmente eles são vendidos juntos pelas agências. Isso acontece, pois, o local fica um tanto quanto distante da cidade de San Pedro e é uma viagem que exige estômago (o acesso é meio esburacado e você fica sacolejando no veículo).

Piedras Rojas não parecem ser deste planeta! O local é caracterizado pelo tom vermelho (rojas em espanhol) das pedras, a forte erosão e o cenário incrível. O vermelho se rá pela oxidação do ferro presente na superfície das pedras (a região é cercada pelo salar). Como temos um salar “quase do lado”, há todo um contraste entre o branco do sal e o vermelho das pedras, único.

Piedras Rojas

Piedras Rojas

Saindo de lá, vá até o mirante das águas calientes, um desses lugares espetaculares que o Atacama reserva para você. Nele, aproveite para relaxar um pouco e observar com ainda mais atenção o branco e o vermelho que circunda o mirante e a lagoa local.

OBSERVAR AS ESTRELAS: o “passeio obrigatório do Atacama”! A região do Atacama é conhecida por ser um dos melhores pontos do planeta terra para a observação das estrelas e da Via Láctea. Existem dezenas de empresas espalhadas pela cidade que oferecem o serviço e são uma ótima oportunidade para esse registro quase único na sua vida.

Posso ver de graça? Bom, até pode. Entretanto, a luminosidade da cidade atrapalha bastante a experiência. Por isso, a maioria das agências que vendem o passeio levam os contratantes até algum espaço que fica no mais absoluto nada, para que, aí sim, sem poluição luminosa, você possa ver as estrelas.

Fique atento/a se a sua agência possui telescópio (no singular) ou um parque de telescópios. Algumas agências apenas fazem contação de Histórias sob a luz das estrelas, o que convenhamos, não é tão legal. Agora, se a sua agência tiver um parque de telescópios, provavelmente você vai passar por uma experiência única na sua vida: a lua, anéis de saturno, crateras lunares, nebulosas e as mais diversas constelações estarão MUITO perto de você.

 

Logo de apoio

Que tal apoiar o Despachados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *