A cidade de Machu Picchu é o local turístico mais famoso da América do Sul e visitá-lo é, além de uma alegria, um grande orgulho para as pessoas que moram no continente. Entretanto, para conhecer o Santuário é necessário/a bastante organização.
Partiremos do princípio de que você já está em Cusco, “a cidade base” para conhecer Machu Picchu. Para chegar ao Santuário, você tem várias opções: de trem a partir de Ollantaytambo, de trem a partir de Cusco, de ônibus mais trem a partir de Cusco, pela trilha Inca ou caminhando pelos trilhos do trem.
Nós, do BLOG DESPACHADOS vamos analisar quais as principais formas de locomoção para este marco da humanidade.
Existe um ditado popular que “diz”: as cosas boas são feitas para esperar… e chegar em Machu Picchu custa caro e leva tempo. É um investimento que precisa ser analisado a luz dos seus recursos.
A melhor maneira de chegar em Machu Picchu é saindo de Cusco, seja de trem ou seja na combinação de ônibus mais trem.
Para chegar a Machu Picchu a partir de Cusco existem diferentes rotas, você terá que fazê-las combinando diferentes meios de transporte. As melhores opções são essas aqui:
Rota 1 (ônibus e trem): Cusco – Ollantaytambo – Aguas Calientes – Machu Picchu.
Rota 2 (trem): Cusco (estação San Pedro) – Aguas Calientes – Machu Picchu.
Rota 3 (ônibus, táxi e a pé): Cusco – Santa María – Santa Teresa – Hidrelétrica – Aguas Calientes – Machu Picchu.
Rota 4 (passeio): Trilha Inka.
OBS: Aguas Calientes é o povoado de Machu Picchu. É o nome da cidade que fica na base da montanha. Machu Picchu é o sítio arqueológico que fica no topo da montanha.
ROTA 1 ou ROTA 2
Para chegar a Machu Picchu de trem, você terá que escolher uma das 3 estações que existem em Cusco e região: Ollantaytambo, Poroy ou San Pedro (que é Cusco).
Esta é a forma mais comum e rápida de chegar até Aguas Calientes, ideal para quem não tem tempo ou não gosta de trekking (é a minha opção preferida).
Você pode ir de trem até Aguas Calientes saindo de Cusco ou pode pegar um ônibus (saindo de Cusco) e um trem (saindo de Ollantaytambo). O ônibus vai até Ollantaytambo e lá você pega um trem. Se optar de trem desde Cusco, levará 4 horas até Aguas Calientes, e se for o combinado ônibus mais trem, leva 3 horas.
Como pego ônibus?
Para pegar o ônibus local você deve ir para a Calle Pavitos e Av. Grau localizada a 10 minutos a pé da Plaza de Armas de Cusco, muito perto do Templo de Qoricancha.
O preço desse ônibus até Ollantaytambo costuma custar entre 10 e 20 soles e a viagem dura 90 minutos.
Caso não queira pegar o ônibus regular, você pode contratar o pacote completo, onde o ônibus da empresa de trem vai te levar e fazer tudo por você.
E de trem?
A forma mais comum de chegar a Machu Picchu (e a que fiz) é pegar um trem de Ollantaytambo até Aguas Calientes. Recomendamos que você chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência antes da partida do trem.
Essa é a opção escolhida pela maioria dos turistas, é a mais confortável e a mais bonita.
Quais são as empresas?
O trem de Ollantaytambo a Aguas Calientes é monopolizado por duas empresas, Inca Rail ou Peru Rail. Ambas as empresas têm diferentes serviços de trens de diferentes categorias, cada um mais luxuoso que o outro:
A Peru Rail tem 4 tipos de serviços: Expedition, Vistadome, Vistadome Observatory e Hiram Bingham.
Inca Rail oferece 4 tipos de serviços: Voyager, 360º, First Class e The Private.
É importante dizer: as duas empresas cobram bem caro para prestar o serviço e dá uma dor no coração pagar qualquer uma das categorias. Há quem diga que a visita e a vista da viagem valem a pena, entretanto, saliento que os preços são bem abusivos.
Eu recomendo que você compre os ingressos com a maior antecedência possível, pois eles serão mais baratos. Você pode reservá-los em seus sites oficiais.
ROTA 3
É possível ir para Machu Picchu pela hidrelétrica, opção muito famosa para quem não quer gastar tanto dinheiro, mas que possui tempo. Aliás, essa é certamente a opção mais barata de todas. Lembre-se essa rota é praticamente inviável no período das chuvas (que acontece entre dezembro e março de cada ano).
Programa-se para um dia inteiro de viagem (em torno de 8 a 10 horas). Você terá que ter um pouco de paciência e planejamento, mas não é nada muito difícil.
1) Da cidade de Cusco você deve pegar um ônibus para Santa María (uma cidade localizada a 190 km de distância), a viagem dura aproximadamente 4 ou 5 horas.
2). Uma vez em Santa María, você terá que pegar um táxi até a cidade de Santa Teresa, a viagem leva cerca de 1 hora. De Santa Teresa você terá que pegar um táxi até a hidrelétrica. Os taxis podem ser substituídos por vans que fazem esse trajeto, elas são mais acessíveis e existem aos montes nas cidades.
3). Uma vez na hidrelétrica, você “só” terá que caminhar pelos trilhos do trem por cerca de 2 ou 3 horas até chegar a Aguas Calientes.
ROTA 4
Esta opção de rota é para as pessoas que tem disponível bastante tempo ou tem desejo de fazer esse caminho pela sua representatividade histórica.
Caminhar tantos quilômetros pode ser bem difícil, uma vez que o processo leva de 2 a 4 dias e é obrigatório a contratação de um guia. Se você gosta de aventura e emoção, essa é a forma “correta” de ir.
Para os amantes do trekking existe um caminho alternativo, o caminho Salkantay que dura 5 dias e só é indicado para quem está em ótima forma.
Cheguei em Aguas Calientes, e agora?
Ao chegar em Aguas Calientes, você tem 2 maneiras de chegar a Machu Picchu:
Ônibus: se você escolher esta opção terá que pegar um ônibus da empresa Consettur, que é a única que sobe até Machu Picchu (um monopólio abusivo). Os ingressos podem ser adquiridos na própria cidade (na avenida Hermanos Ayar) ou pelo site. Os ônibus saem a cada dez minutos e “sempre” tem disponibilidade.
O preço da passagem de ida e volta para estrangeiros é de US$ 30. O ônibus leva cerca de 30 minutos para chegar à entrada de Machu Picchu
Caminhada: a opção que eu escolhi quando fui de Aguas Calientes até o santuário. Se optar por esta opção, o percurso demorará entre 1 ou 2 horas, dependendo da sua condição física. Vale lembrar que a dificuldade é moderada, já que é uma subida de montanha e há altura (quase 2.500 metros). O caminho é bem sinalizado.
Com isso, você chegou a Machu Picchu, agora, basta você aproveitar e conhecer!
Espetacular e está na minha wish list!