Um dos destinos preferidos para quem curte aventura, praia e sol. A cidade de Garopaba se localiza a 95km da cidade de Florianópolis (a capital de Santa Catarina) e é uma das cidades mais famosas do sul do Brasil.
Garopaba é conhecida e reconhecida nacional como a capital do Surf, e pelas suas praias você encontrará centenas de surfistas transitando nas ruas, lojas de surf e de materiais ligados ao esporte, bem como “oficinas” de reparação de prancha e outras coisas do gênero.
O surf e as ondas são o grande motor da economia da cidade catarinense, e ir até lá, é contemplar (ou participar) as suas várias atividades ligadas ao mar. Mas, podemos afirmar que a cidade “tem de tudo”, praias com ondas, praia urbanas, praias sem a presença massiva de turistas, praias “hippies” e toda a sorte de praias para os mais diversos públicos.
Eu sou um menino de cidade, então, já afirmo “na largada” que a praia que mais me encantou foi à praia central de Garopaba. Porém, as praias mais famosas são as afastadas, na sua maioria, mais badaladas que a própria praia central.
Mas, o que eu achei de tão legal na praia central? A vida cotidiana. Fui para Garopaba algumas vezes e em nenhuma dessas visitas estive na alta temporada. Sempre visitei a cidade e admirei aquele clima bucólico de cidade pequena. A pracinha em frente à igreja de São Joaquim, o centro Histórico, as barracas de artesanato e os restaurantes administrados pelos próprios pescadores dão um charme especial a cidade.
Em minhas visitas, sempre passo pela praça, a Igreja de São Joaquim, a gruta de Nossa Senhora de Loures bem como o Morro do Vigia. É o pacote completo de visitação ao centro. É próximo à praça que você encontra o posto de informações turísticas, com todos os mapas e informações sobre a cidade.
Garopaba é uma enseada, ou seja, a praia central é a mais urbanizada de todas, contando com fácil estacionamento e diversos tipos de serviços. A praia tem dois quilômetros de extensão, que é quase todo o tamanho da avenida principal. Você encontrará bares, restaurantes, pizzarias e pousadas por “quase toda” a orla da praia.
Ao final desta avenida você encontra o centro Histórico, e toda uma sorte de artesanato local. Se você já foi a qualquer praia que tem artesanato no Brasil, já sabe o que vai encontrar, é “tudo meio padrão”.
O SURF
A cidade de Garopaba tem uma História e colonização muito antiga, entretanto, ela “foi descoberta” pelos surfistas nacionais somente na década de 1970. Não raro acontecem festivais e campeonatos de surf, tanto nacionais quanto internacionais no local.
Caso você queira aprender a surfar, o local também é perfeito para você. Existem várias escolas, para todos os níveis, e em diferentes praias. Existem praias (e escolas) para os iniciantes, os que estão em nível intermediário e para aqueles que já estão a caminho da profissionalização.
PRAIA DA VIGIA
Esta praia fica depois da igreja (seguindo o caminho da praia central) ou seja, é necessário se afastar um pouco da praia central, passar todo o centro histórico e a lateral do templo.
É uma praia de águas muito tranquilas e também muito transparente. Essa transparência acontece por causa da sua localização geográfica, ela está na ponta da enseada e nos traz um cenário muito bonito.
Para quem gosta de praias mais afastada de multidões, mas, ainda sim, relativamente fáceis de chegar, essa é uma das praias mais recomendadas.
PRAIA DA FERRUGEM
Acredito que esta seja a praia favorita dos surfistas e dos praticantes de esportes náuticos. É uma praia muito linda (há quem diga que é a mais linda da cidade).
Recomendamos uma passada no local para conferir suas ondas e seus praticantes de surfe. Não é uma praia em que você deve arriscar um banho, suas ondas são bem fortes, perfeitas para o surf, mas que impossibilitam o banho calmo e tranquilo.
É uma das praias mais agitadas da cidade, então, vá com paciência. Não existem tantos lugares para estacionar e também não possui tantos serviços turísticos (as vezes nenhum).
DUNAS DO SIRIÚ
Ao norte da cidade é possível encontrar as famosas Dunas do Siriú, um dos pontos mais legais para quem quer conhecer a região. Para aqueles que gostam de se aventurar (e rolar dunas abaixo) é possível praticar o famoso “surf de dunas”, ou mesmo o “skibunda”.
Algumas escolas de surf, recomendam, inclusive, que você vá até as Dunas do Siriú aprender como ficar em pé numa prancha e ter mais segurança, para só depois se aventurar no mar.
É um local muito legal e que a visita é muito elogiada pelos turistas. Recomendo para aqueles que querem apenas conhecer as dunas, muito protetor solar, óculos escuros e se possível, blusa comprida (quando o local está muito ventoso os grãos de areia sobem bastante e batem com muita força nos braços).
PRAIA DA FERRUGEM
A praia da Ferrugem é a mais frequentada de Garopaba. É uma das preferidas dos jovens e dos surfistas como um todo. Suas ondas são realente grandes e impressionantes, ideais para a prática do surf.
Está localizada a apenas oito quilômetros do centro da cidade (uma das características de Santa Catarina, onde tudo é muito perto).
Caso as ondas e a agitação do surf não sejam a sua praia (perdão pelo trocadilho) não fique triste, a praia da Ferrugem conta com “áreas” sem ondas, com piscinas naturais, restaurantes e bares para os seus frequentadores.
É uma das praias mais completas da região sul de Santa Catarina.
PRAIA DA/DO GAMBOA
Há aqueles que preferem chamar de Praia da Gamboa e aqueles que preferem chamar de Praia do Gamboa, para nós, do Despachados, não faz muita diferença, risos.
Comparada com as outras praias agitadas da cidade, a praia do/da Gamboa é uma das “mais tranquilas” quando o assunto é ondas, porém, você ainda encontrará surfistas passando por suas ruas e pegando ondas.
Localizada a cerca de quinze quilômetros do centro, é uma praia visitada especialmente por pescadores que moram nas proximidades e utilizam o local para entrar no mar e ir para o alto mar.
AS BALEIAS
A região de Garopaba é local perfeito para a observação de baleias francas entre julho e outubro, assim como a renomada vizinha Imbituba, onde fica a Praia do Rosa, e Palhoça, onde fica a Guarda do Embaú. E isso é um grande atrativo para o turismo fora da temporada de verão.
Os gigantescos mamíferos marinhos aparecem em massa no período, embora não sejam tão fáceis de encontrar (devido à cor escura e à falta de barbatana dorsal, ficam mais disfarçados no oceano). Mas eles podem ser vistos tanto da terra quanto do mar.
Os guias na região são especialistas em levar o turista para finalmente poder ver um deles de perto ou de longe. Há passeios de barco que chegam perto, mas sem riscos.
Quanto aos mirantes em terra, seja Ferrugem ou Rosa, é possível se deparar com alguns desses gigantescos mamíferos. Você pode percorrer a chamada Rota da Baleia Franca para admirar os animais, permitindo um contato ainda mais próximo com o majestoso mar grande e seus filhotes.
Algumas agências tem o “selo de garantia” de que, caso você não veja baleia no dia do seu passeio, você pode voltar no dia seguinte que eles fazem um novo passeio com você (de graça).
TRILHAS
Uma das principais atrações da cidade são as suas inumeráveis trilhas, uma alternativa ideal para aqueles que querem conhecer a fundo a cidade.
Existem várias trilhas, cada uma delas lhe levando a um local e destino específico da cidade. O mais interessante das trilhas é que ela oferece boas experiências de conhecimento e também de autoconhecimento, não só pela vista no final, que quase sempre é muito linda, mas também ao longo de todo o caminho.
Fique atenta/o a trilha que você vai fazer, algumas delas são muito fáceis e não precisam de nenhum tipo de auxílio, e algumas outras precisarão da ajuda de guias específicos da comunidade.
A VIZINHANÇA
Quem visita a Ferrugem pode, e deve aproveitar as demais maravilhas do Sul de Santa Catarina. A exuberante Guarda do Embaú, por exemplo, fica a apenas 40 km e cerca de uma hora de carro. Lá é preciso atravessar o rio Madre para chegar à praia, e a paisagem é realmente impressionante. E o centro é um dos mais charmosos, um daqueles lugares que não dá vontade de sair.
A Ferrugem também fica muito próxima da agitada Praia do Rosa, menos de 20 km e 40 minutos de carro. Você pode até caminhar ao longo da costa, passando por outras praias imaculadas em cerca de 5 km entre trilhas e areia.