Principal cidade do turismo religioso brasileiro, Aparecida recebe anualmente milhões de romeiros que se concentram ao redor do Santuário Nacional.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida mede apenas 37 centímetros de altura e pesa menos de 3kg, entretanto movimenta a fé de milhões de pessoas em todo o Brasil. A imagem, que foi achada no fundo de um rio em 1717 está entronizada na parte sul do santuário e faz parte de um conjunto de atrações e atividades turísticas que você encontra na cidade.
Santuário Nacional de Nossa Senhora
Não poderíamos começar o texto de hoje que não com o maior ponto turístico da região. O santuário é popularmente chamado de basílica nova e é reconhecido por fiéis de várias nacionalidades devido a sua grandiosidade. Sua construção começou em 1946 (gênero românico) em uma área de quase 24 mil metros quadrados. É considerado pela Igreja Católica como o maior santuário mariano (que presta homenagem a Maria) do mundo. Tem quatro naves que unidas formam uma cruz e conseguem receber quase 50 mil pessoas de forma simultânea.
Chama atenção a abóbada que tem 79 metros e a torre Brasília (popularmente conhecida como torre do relógio) que tem mais de 100 metros de altura. A Basílica faz parte de um complexo que é chamado de Complexo Santuário Nacional de Aparecida, uma área superior a 140 mil metros quadrados.
Diariamente milhares de pessoas passam pelo santuário, mas é em outubro que os números aumentam consideravelmente, podendo receber até um milhão de pessoas entre os dias 1 e 12 de outubro (dia de Nossa Senhora).
Segundo alguns de seus frequentadores assíduos o santuário ainda não ficou completamente pronto, sendo os mosaicos em suas fachadas a sua obra mais recente.
Passarela da Fé
A passarela é uma conexão entre a basílica nova e a basílica velha. Ela é fundamental para o dinamismo entre as duas igrejas, tendo em visto que ambas ficam em cima de morros e assim, o romeiro não precisa descer e subir cada vez que quer alternar entre uma região e outra.
Com quase 400 metros de extensão, não raro você vê pessoas percorrendo o caminho de joelhos como forma de agradecimento de algum favor recebido ou como penitência. A passarela é constantemente utilizada pelos romeiros e é dela que você tem uma das melhores vistas do santuário.
Basílica Velha
A “igrejinha velha” foi construída em estilo barroco no final do século XIX e foi o templo que abrigou a imagem original de Nossa Senhora antes da construção do atual santuário. Seu altar fora feito em mármore e tem várias esculturas douradas e quadros que apresentam os milagres de Nossa Senhora.
Em 1982 foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Arqueológico do Estado. Costuma estar sempre cheio, tendo em vista que a sua capacidade de pessoas é bem menor do que a basílica nova.
Capela das Velas
O meu lugar preferido em todo o complexo! A capela foi construída na década de 1970 e é um dos locais mais procurados por todos os romeiros.
A capela fora construída e decorada para rememorar a passagem bíblica da sarça ardente (Êxodos 3,4): passagem bíblica em que Deus apareceu a Moisés em forma de fogo que não queimava o arbusto, para ordenar que este fosse até o Egito e libertasse todo o povo da escravidão.
Reformada em 2004 a capela recebeu uma cruz gigantesca, obra do artista Cláudio Pastro.
Centro de Apoio ao Romeiro
O shopping dos romeiros em Aparecida. Foi inaugurado em 1998 com o objetivo de acolher as pessoas que passam pelo santuário como um local de alimentação e também de compras.
É nesse local que as pessoas compram as mais diversas lembrancinhas para levar de recordação. Apesar de ter esse nome “centro de apoio ao romeiro” é um grande shopping popular, com centenas de barraquinhas vendendo desde objetos religiosos como escapulários e terços até objetos costumeiros em camelôs como tênis e camisas de time. A estrutura também conta com fraldário, sanitários, terminais bancários dentre outras coisas.
Sala das Promessas
Um dos locais mais visitados em todo o complexo, a sala das promessas também é chamada de sala dos milagres. Fica na parte de baixo do santuário e só “perde” em visitação para o próprio santuário.
Os devotos de Nossa Senhora costumam ir até a sala para levar algum objeto pessoal como forma de pedido ou agradecimento por suas graças alcançadas. O santuário criou a sala para organizar todos os pedidos e graças em um único lugar, criando um espaço impactante para aqueles que o visitam.
A sala é tão grande que segundo os cálculos da administração são cerca de 70 mil fotografias expostas e 20 mil novos objetos doados todos os meses.
Museu de Nossa Senhora Aparecida
Para os amantes de História o Museu de Nossa Senhora é um local muito curioso. Inaugurado no dia 8 de setembro de 1956, com benção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (primeiro Arcebispo de Aparecida) conta com uma coleção que fora reunida a partir do desejo da professora Conceição Borges Ribeiro.
Conta com dois andares que são divididos da seguinte forma: no andar superior (onde inicia a visita) você encontrará uma série de objetos e mostras que contam um pouco mais da História da cidade de Aparecida, do santuário e de toda a estrutura em torno do complexo de Aparecida. Conta também com uma parte que narra a História do próprio museu, desde a sua inauguração, sob a administração amadora de Conceição Borges.
No andar de baixo, as mostras se concentram em apresentar um pouco mais da História da devoção à Nossa Senhora Aparecida e dos outros títulos existentes de Nossa Senhora.
Porto Itaguaçu
Sempre que eu vou até Aparecida acabo descobrindo alguma coisa nova no complexo, seja um museu, uma obra, um ponto diferente… minha “última” descoberta foi o Porto Itaguaçu.
O porto foi uma estrutura construída próximo ao local onde fora encontrada a imagem de Nossa Senhora em 1717. É uma pequena cidade comercial que se construiu ao redor do Rio Paraíba do Sul.
É um local estruturado ao redor do rio e que tem como objetivo levar o romeiro à um passeio de barco para conhecer o rio e o local aproximado de onde fora encontrada a imagem. É possível chegar ao local de várias formas: de carro, a pé, de charrete ou de trenzinho.
Morro do Presépio
Localizado na “parte de trás” do santuário, fica ao lado do estacionamento e possui várias esculturas que representam o nascimento de Jesus além de como fora o encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul.
Sabe aquele presépio que você ou algum conhecido monta em toda época de natal? Então, é a mesma coisa em “escala industrial”, ou seja, as peças são todas elas em tamanho natural e em grande quantidade.
Possui quase 8000 metros de comprimento, mas o que chama a atenção mesmo é o fato de que todas as peças estão em tamanho natural e construídas em cimento.
O Santuário Nacional de Aparecida é um complexo dedicado a fé católica, mas, é também, um dos principais pontos turísticos do Brasil.