Viena é uma das cidades com mais História no continente europeu, fica situada perto dos Alpes e conta com uma natureza extraordinária.
Além da natureza, a cidade conta com uma História ímpar para o continente e para o patrimônio histórico e artístico de todo o mundo. Entretanto, visitar Viena é um desafio para qualquer viajante, seus preços são altos, suas hospedagens também são caras, e os atrativos não ficam por menos, você tem a impressão de que vai empobrecer a qualquer minuto. Por isso, é importante conhecer seus pontos turísticos.
Separamos aqui os destinos que são imperdíveis quando você estiver visitando a cidade, perceba que em Viena o turismo se baseia muito em palácios, por isso, se organize para visitar o máximo que você puder e o seu bolso permitir.
1) Palácio de Schönbrunn
Feito no século XII, é um dos lugares mais importantes do país e é ali que vivia a família real da Áustria. O palácio já começa lindo desde o lado de fora, a visita aos jardins vão tomar um tempo de sua visita, conte com isto, tire fotos e aproveite para curtir o momento, afinal, não é sempre que você está em Viena, não é?
Visitar quando tudo está florido pode ser um diferencial, mas confesso, que se você for fazer a visita no inverno, como eu fiz, ainda vale muito a pena.
A visita pode ser feita com um audioguia que está incluso no valor da entrada, as visitas do museu imperial custam 15 euros, um valor meio padrão nas atrações turísticas da cidade. Os quartos e ambientes a serem vistos na visita são todos em estilo rococó, e um dos momentos mais legais é a possibilidade de você visitar os quartos de Francisco José I e da imperatriz Isabel.
Os locais mais disputados entre os turistas para conhecer são a Grande Galeria, que é o local de encontro social do palácio, onde aconteciam seus grandes eventos e reuniões e o Salão Circular.
Próximo ao palácio estão o Tiergarten, o zoológico mais antigo do mundo e o Museu de Carruagens Imperais.
2) Palácio Belvedere
Outro palácio que é muito legal de ser visitado na cidade de Viena é o famoso Palácio Belvedere, ou Schloss Belvedere. Esse é um dos palácios mais importantes da cidade. Assim como Schönbrunn, comece a visita pelos seus jardins, afinal, o palácio é feito de um conjunto de prédios, três ao todo e tem muito espaço livre entre eles.
Desses, dois são de museus, dedicados a arte austríaca, e são neles que encontramos pinturas dos períodos barrocos e medievais, certamente os maiores períodos da região. Mas, o museu/palácio é famoso por ter uma das obras de artes mais famosas do país, O Beijo de Gustav Klimt.
A dica que eu dou é: chegue cedo e vá diretamente para o local em que está a obra. Tire fotos, admire, aprecie bastante o quadro enquanto você tem tempo de estar sozinho. Por ser o quadro mais famoso do museu, ele é cheio de turistas e tirar uma foto somente com ele é bem difícil.
3) Palácio Hofburg
O Palácio que mais me chamou a atenção quando eu fui visitar, talvez por, além de ele ter uma importância histórica singular, ele é o maior que existe na cidade de Viena.
Foi durante parte de sua História a residência principal da família real da Áustria, e hoje, o local em que vive o presidente do país. Entretanto, dentro do palácio existem várias subdivisões como o museu, galerias, a casa do presidente, entre outras.
Esse palácio é bem no coração da cidade, um dos lugares mais importantes de Viena e dentro dele fica o museu da rainha Sissi. Um dos pontos mais infelizes é que a parte mais legal do museu não pode ser fotografado.
Prataria, talheres, objetos de uso cotidiano que compõe o museu podem ser apreciados e fotografados, entretanto, a parte da rainha Sissi, a mais legal do museu, não pode ser fotografada, uma pena.
4) Ringstrasse
A rua mais importante da cidade de Viena se chama Ringstrasse. Ela fora construída onde antes era uma antiga muralha, e é nessa avenida que você encontra as lojas mais imponentes e famosas da cidade.
Por ser construída onde antes era uma muralha a Ringstrasse é em círculo e ao andar nela você vai circundando todo o centro histórico de Viena, uma coisa bem diferente. Além disso, se você for consumidor de lojas de luxo, essa é a oportunidade que você tem de escolher uma peça de roupa ou joia da última coleção.
Caso você não tenha tanto dinheiro assim, como eu, ainda sim o passeio pela rua vale muito a pena, já que ela por si própria é uma atividade turística. Além disso, ela lhe dá a oportunidade de circundar o centro histórico e várias atrações turísticas da cidade.
5) Catedral de Santo Estevão (Stephansdom)
A Catedral de Viena, ou Catedral de Santo Estevão é a principal igreja da cidade de Viena e sede do arcebispo. Vista de vários lugares da cidade, graças a sua torre que além de alta é completamente decorada, a igreja é um símbolo do gótico.
Prepare-se, a catedral recebe mais de um milhão de turistas todos os anos, e visitá-la pode ser um exercício de paciência. Por ser um templo religioso, muitas partes da Igreja ficam fechadas e não podem ser vistas durante a visita.
Acredito que uma das principais motivações de a catedral ter tanta gente é pelo fato de ser uma das poucas atrações turísticas gratuitas. Sempre recomendo as pessoas a visitarem templos religiosos europeus por poderem entender um pouco mais da História do local e por ser uma mostra de História, arte e arquitetura gratuitas.
Caso você queira entrar um pouco mais na igreja e apreciá-la com mais calma, que tal visitá-la em um horário de missa? Mas lembre-se, durante a missa não fique andando pela igreja, é chato e você corre o risco de tomar bronca de alguém.
Além do seu marco arquitetônico e religioso, a Catedral de Viena é cenário costumeiro dos funerais mais famosos do país, como Vivaldi, Niki Lauda (o piloto de Fórmula 1) e dos monarcas da família Habsburgo, como Francisco José I.
Munido dessas dicas, você certamente terá uma passagem inesquecível pela cidade dos castelos e reis mais importante da Europa.