Conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro o Pão de Açúcar é lindo e vai conquistar seu coração! Se você está procurando mais informações sobre como ir e o que ver lá, é chegada a hora: nós do BLOG DESPACHADOS, montamos um post para falar exclusivamente do Pão de Açúcar.
O Pão de Açúcar se encontra em um dos bairros mais legais da cidade do Rio de Janeiro, a Urca. O ponto turístico é extremamente visitado o ano inteiro com destaque especial para o pôr do sol, quando, além da incrível vista da cidade, você tem a vista da “queda do sol”.
É importante comentar uma dúvida muito comum: o bondinho do Pão de Açúcar não vai para o Cristo Redentor. Apesar de isso parecer óbvio para algumas pessoas, isso é uma dúvida/fala bem comum de quem não conhece as atrações. O bondinho do Pão de Açúcar liga o morro homônimo (o segundo e mais alto) ao morro da Urca (o primeiro e menor).
Assim como falamos no post do Cristo Redentor, é importante que você faça a sua visita em um dia claro e bonito. Entretanto, se assim como eu, você vai fazer a visita em um dia marcado previamente e não tem controle do tempo, prepare-se, a vista pode ser linda ou pode ser feia.
Confesso que quando eu cheguei no segundo morro, não conseguia ver nada, pois o dia estava completamente nublado. Mas, sabendo que isso podia acontecer, não deixei a falta de visibilidade atrapalhar meu passeio, peguei o bondinho de volta e aproveitei a vista do primeiro morro.
COMO CHEGAR?
Você pode pegar um taxi ou um Uber para ir até o teleférico (ou a Praia Vermelha). A estação de metrô não é tão próxima, e você terá que fazer uma caminhada bem desnecessária. Tanto na chegada quando na saída, você encontrará muitas opções de taxi ou de aplicativos de transporte.
Existe a opção de transporte público, mas, ela vai exigir um pouco de esforço, vamos lá: caso esteja hospedado próximo ao metrô, você pode ir até a estação do Botafogo. Infelizmente o metrô não vai até o teleférico, então é necessário sair (saída E) e pegar um ônibus.
Saindo da estação, vá até o ponto de ônibus 513, na Voluntários da Pátria. Lá, pegue o 513 mesmo e desça no ponto UNIRIO. Você estará “na cara do gol”
Caso você deseje ir de “bicicleta do Itaú” também é possível. Na própria Av. Pasteur existe um ponto Bike Itaú. Abra o seu aplicativo e confira!
COMO SUBIR?
Para subir, é necessário ir até a estação do teleférico, pode anotar: Av. Pasteur, 520, no bairro da Urca. Caso esteja com tempo livre, aproveite para conhecer a Praia Vermelha, uma das praias mais lindas da cidade.
Não é preciso ter medo, esse local é muito bem policiado, e como tem muitos turistas, é um dos locais mais seguros da cidade.
ONDE COMPRAR INGRESSOS?
Comprar ingressos para o Pão de Açúcar é realmente fácil: basta clicar aqui. Comprar online é uma facilidade incrível, pois, assim, você evita as filas que se formam na bilheteria oficial da atração. Sempre recomendo que você compre todos os bilhetes para todas as atrações que você vai com antecedência, mas, tenha em mente, comprar com antecedência é ficar ao sabor do tempo no dia.
Se optar em comprar na bilheteria, terá a certeza de que o tempo estará bom, mas, prepare-se: as filas que se formam para a compra são grandes, e o tempo entre chegar, comprar e subir, pode passar de uma hora.
FILAS
Mesmo com o seu ingresso comprado e com o seu horário marcado, recomendo que você chegue com alguma antecedência no local. Na alta temporada, e nos finais de semana a atração costuma ter longas filas e você pode “se atrasar”.
Isso aumenta, principalmente, se você for na alta temporada no horário do pôr-do-sol.
POSSO LEVAR LANCHE?
Não há nenhum tipo de fiscalização de comidas ou água, assim como no Cristo Redentor, é recomendável que você leve a sua água e o seu lanche. Mesmo tendo restaurantes e todos os serviços básicos no alto dos dois morros, acredite, você não vai querer pagar aqueles preços.
E O CRISTO?
Na subida para o Morro da Urca eu sempre recomendo as pessoas que fiquem do lado esquerdo da cabine, pois assim você conseguirá ver bem o Cristo Redentor durante a subida (caso o tempo esteja bom), enquanto na descida estaria do lado direito.
O QUE VER?
Cada bondinho acomoda mais de cinquenta pessoas, mas, o normal é que você tenha no seu grupo de vinte a trinta pessoas. O primeiro bondinho leva você ao morro da Urca, e, já no primeiro, você poderá apreciar a cidade (pois o local tem uma vista de 360 graus). O mirante é lindo e a vista é de tirar o fôlego.
Caso você queira passar bastante tempo, fique tranquila/o é possível relaxar nas lojas, restaurantes, banheiros e toda a estrutura que fora montada lá. É no topo do morro mesmo que você pega “o segundo estágio” para o morro do Pão de Açúcar.
No último ponto do seu passeio, você terá a “vista completa da cidade”. Apesar de o local ser menor que o anterior, ele também tem a estrutura antes citada. É lá que a maioria das pessoas aproveita para sentar e pedir uma caipirinha, a bebida mais tradicional do Brasil.
Você vai encontrar muitos turistas, sendo a sua maioria vindos de fora do Brasil.
QUANDO IR?
O período do dia que você vai depende exclusivamente de você (e da disponibilidade de ingressos, claro), entretanto, tome nota: se você for pela manhã, é provável que você tenha a atração mais vazia, com menos empurra-empurra e mais tranquila para aproveitar a vista.
Porém, se você for à tarde… é bem provável que você seja acompanhado de muita gente. O período vespertino é o escolhido pela maioria das pessoas, pois, o pôr-do-sol lá do alto é único. No fim do dia você pode aproveitar a vista com a luz do sol, natural e imponente, e também ver a cidade toda iluminada, um outro espetáculo, mas também muito encantador.
QUANTO CUSTA?
O bondinho não é a atração mais barata que você terá no Rio de Janeiro. Recomendo que você, que nunca foi, vá. A visita ao local ao menos uma vez na vida vale muito a pena. Se você já foi, pondere um pouco, esse valor pode ser investido em outra atração/ vai fazer falta? Se a resposta for não, apenas vá!
O preço para adultos nacionais está em R$ 160,00 para o passeio completo. Caso você queira ter acesso ao bondinho mas também a cápsula, o valor é de R$ 165,00.
HORÁRIO
O teleférico funciona todos os dias da semana, das 8h30min até as 20h. sendo que o último embarque acontece as 18h30min;
QUANTO TEMPO?
A sua visita durará o tempo que você decidir que ela deve durar. Será só a vista? Vai fazer um book de fotos? Vai sentar para comer? Essas e outras decisões ao longo do passeio podem transformá-lo em algo curto ou muito longo.
Eu, que quase sempre moro nos pontos turísticos, recomendo que você reserve no mínimo duas horas para todo o passeio. A maior parte das pessoas costumam passar esse tempo no local, os mais lentos passam entre 3h/4h.
Esse tempo é a contagem de “todo o tempo”, desde o momento em que você chega na base do teleférico até o momento em que você vai embora e se prepara para a próxima atração.