Despachado de A-Z – LGBTQIA+

 

No episódio de hoje do Despachados falamos sobre turismo seguro para pessoas LGBTQIA+. Mesmo porque, infelizmente, o mundo ainda não é um lugar completamente seguro para o grupo.

Apesar de cada um ser completamente livre para ir aonde desejar, nossos convidados comentaram sobre cidades onde se sentiram mais acolhidos e também, infelizmente, locais onde se sentiram desconfortáveis diante de certas situações.

Assim como qualquer viajante, todos têm particularidades e preferências turísticas, por isso não cabe dizer que existe o “destino ideal”. Contudo, algumas questões, como a segurança, são pontos comuns que merecem atenção.

O papo da vez foi super enriquecedor ao lado do Rafael Leick, que é publicitário e blogueiro, e da Fabia Fuzeti, que é jornalista, fotógrafa, produtora e também blogueira de viagens. Sendo ou não LGBTQIA+, esse episódio pode te ajudar a não somente viajar melhor, mas como colaborar com um turismo mais seguro e acolhedor para o próximo.

Ser quem eu… não sou?

Muitos países têm regras, ou mesmo leis, muito diferentes… especialmente quando se trata das questões LGBTQIA+. Apesar de não concordarmos de maneira alguma com governos que criminalizam a homoafetividade, as leis precisam ser seguidas. A busca por direitos é um processo contínuo, por isso a revolta não vai melhorar a situação… pelo contrário!

Tanto o Rafael quanto a Fabia compartilharam experiências nada prazerosas de viagens a destinos que não acolhem o público LGBTQIA+. Nos países mais conservadores, onde é crime ser homossexual, até mesmo viajar em dois amigos pode ser um problema, especialmente para mulheres. No caso da Fabia, ela realmente teve que fingir ser prima da esposa, dormir em camas separadas do hotel, tudo para passarem “despercebido”.

Além disso, essa é uma situação ainda mais delicada para famílias homoafetivas com filhos… Já pensou? Uma repreensão verbal, nesses casos, é o mínimo que elas poderiam sofrer.

LGBTQIA+

LGBTQIA+ viajando seguro

Apesar disso, dessas situações desconfortáveis, existem ótimos destinos para o grupo, aqueles que acolhem e ainda oferecem uma série de experiências bacanas. Nossos convidados contam que além de pesquisar previamente o destino, para avaliar se é realmente seguro, eles ainda procuram por lugares e “rolês” com interesses comuns, desde baladas e bares até museus.

Ainda é preciso que o setor de turismo como um todo esteja preparado. É até engraçado falar em “preparação”, como se fosse necessário algo mais do que respeito. O Rafael, aliás, compartilhou uma história do dia que ficou completamente constrangido na presença de dois guias quando estavam sozinhos no meio de uma floresta. Imagina a situação…

LGBTQIA+

E aí? Conta pra gente se você já passou ou presenciou alguma situação desconfortável causada pelo preconceito? E, claro, recomende aquele destino maravilhoso para todos os viajantes LGBTQIA+.

Não deixe de conferir o episódio de hoje para ouvir todas essas experiências e, claro, se tornar um viajante mais respeitoso. A Fabia e o Rafael deram algumas dicas sobre quais foram os destinos de viagem preferidos deles, tanto no Brasil quanto no exterior. Não perca!

Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.

Torne-se um padrinho

Para manter o projeto ativo, o podcast Despachados precisa de contribuições. Nossos padrinhos acessam nossa sala VIP e garantem uma série de outros benefícios.

Você pode contribuir pelo Apoia.se, clicando no link imagem abaixo e escolhendo a classe de sua preferência, ou fazendo um pix pra gente! Use a chave [email protected] ou escaneie o QR Code abaixo.

Escute o episódio de hoje e confira quais são seus benefícios ao contribuir com o podcast!

FICHA TÉCNICA DO EPISÓDIO:

Participantes: Rafael Leick e Fabia Fuzeti
Produção e apresentação: Foca
Edição: Nativa Multimidia – Danilo Pastor
Vozes auxiliares: Patrícia Trezzi, Patrícia Vieira e Alves Garcia
Design de capa: Vinny Campos
Trilha Sonora: Upbeat
Realização: Min7.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *