Essas são apenas algumas das dúvidas sobre essa modalidade de viagem mais “independente e experiencial”. Para termos algumas respostas sobre elas, o episódio de hoje foi inteirinho dedicado a esse tema, com a presença de Paola Groberio, da comunidade Só Sei Viajar, e Re Nunes, já conhecida aqui entre os tripulantes do Despachados. As duas com ótimas histórias e muita inspiração para aqueles que buscam começar esse estilo de viagem.
Não podemos esquecer de mencionar os perrengues. Entre todos os estilos de viagem, o mochilão talvez possa ser considerado aquele que mais tem perrengues. Mas a boa notícia é que nem sempre precisa ser assim. Afinal, uma viagem leve e flexível não é sinônimo de meter os pés pelas mãos e se jogar no mundo sem planejamento.
Mochilão é experiência
De acordo com a nossa convidada, uma viagem é feita de pessoas e o mochilão é a melhor maneira de atingir esse objetivo de experimentar o novo e conhecer pessoas. O estilo de viagem do mochileiro abre o viajante para conexões e momentos que não há foto ou vídeo que recordem tão bem. É claro que problemas acontecem, mas parte do aprendizado é sempre encontrar a melhor maneira para lidar com eles.
Assim como em qualquer outra viagem, é preciso ficar atento. Não é todo país ou toda cidade que estão preparados para receber esses viajantes. Ou seja, como nossas convidadas mencionam, existem lugares que não têm (ainda) a cultura mochileira, que seria a oferta de acomodação adequada para tal público, experiências fora do turismo padrão, entre outros detalhes.
O supermochileiro
Assim como uma capa não faz de alguém um herói, uma mochila nas costas também não vai te tornar mochileiro. Tudo depende, por exemplo, de quantos quilos tem sua mala, de onde você tem se hospedado, de quais atrações tem visitado, do transporte que tem usado… Tudo tem a ver com o conjunto de experiências. É claro que um mochileiro pode viajar de carro, isso não descaracteriza a viagem, mas um conjunto de coisas pode interferir nesse conceito.
O mochilão normalmente é associado a uma viagem mais longa, mas isso também não é uma regra. A Paola contou sobre várias experiências e, junto com a Renata, conseguiram traçar uma linha de raciocínio que sustenta o que realmente engloba o conceito de mochilar. Se você está pensando em viajar nesse ritmo, não perca esse episódio.
Além da troca de experiências, as convidadas também deram várias dicas que vão te ajudar a colocar em prática essa experiência. Desde a mochila ideal, até cuidados para ter na hora de escolher uma passagem de avião ou hostel para se hospedar.
Não perca o episódio de hoje! E se você tem alguma experiência bacana de mochilão, um aprendizado, uma dica, compartilhe com a gente para colaborar com a comunidade viajante.
Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.
Apoio
Oferecemos os melhores destinos para quem gosta de viajar bem pagando pouco, confira! https://www.outletdepassagens.com.br/