Despachados de A-Z – Nomadismo Digital

O episódio de hoje vai abordar um tema cada vez mais comentado. Uma modalidade de viagem que conquista mais e mais pessoas a cada dia, mas que ainda não tem um conceito bem claro para a sociedade no geral. Perguntas como “nomadismo digital é simplesmente trabalhar remotamente?”, “existe um regra ou perfil ideal para embarcar nesse estilo de vida?” ou, principalmente, “como faço para começar?” são super frequentes e tentaremos conseguir respostas para todas elas no nosso episódio de letra “N”.

Hoje, Foca se reuniu com Leila Conz, que já faz parte da tripulação Despachados, e com a Bruna Yamasaki, que atua no backstage do podcast, para explorar um pouco mais sobre os detalhes e segredos da vida nômade que, muitas vezes, ninguém te conta e as redes sociais também não mostram. Conheça os perrengues, saiba como se preparar e descubra se, de fato, o nomadismo é uma opção para você!

É claro que tem muuuita parte boa nessa experiência, mas é sempre bom estar preparado para situações adversas… quem avisa amigo é! Então se você pensa em virar nômade digital, não perca esse episódio.

three people sitting in front of table laughing together

Adaptação

Com certeza você já associou, alguma vez na vida, o termo “nomadismo digital” com aquela típica foto do notebook na praia e um drink ao lado. Talvez eu te desaponte agora, mas é uma cena quase impossível de acontecer na vida real. A vida nômade tem suas exigências, afinal não é uma viagem de férias, pelo contrário.

Qualidade de internet, local para trabalhar e fuso horário são apenas algumas das questões que devem ser levadas em consideração para esse estilo de vida. Nesse episódio, aliás, nossas convidadas experienciam uma vida nômade totalmente diferente uma da outra, com necessidades e planejamentos diferentes. Isso é o que torna o nomadismo tão especial, a adaptação de diferentes realidades que podem se encaixar nessa rotina maluca, mas que os nômades não trocariam por nada.

person looking up to the flight schedules

Nomadismo é pra mim?

Basicamente, qualquer pessoa. Existem alguns, como é o caso do Foca, que se conhecem o suficiente para saber que não se adaptariam a rotina, mas isso é uma questão pessoal. Com planejamento, organização e foco, todos podem caminhar para esse estilo de vida. Pessoas sozinhas têm mais independência, é inevitável, mas é super possível ser um casal nômade. Ou, por que não, uma família nômade? Como é o caso da Leila.

Em linhas muito gerais, podem ser nômades todos aqueles que trabalham com serviços digitais, como o nome sugere, e têm independência geográfica, podendo estar em qualquer lugar do mundo sem que esse seja um fator que comprometa a entrega do trabalho. Nômade é aquele que com um computador e um bom sinal de internet continua trabalhando como em um escritório convencional, mas que passa a ser um escritório itinerante.

Não perca o episódio de hoje para conferir tudo sobre esse estilo de vida. Com certeza você terá várias ideias e vai entender com mais clareza sobre o termo nomadismo.

E, claro, se você é um nômade digital, conta pra gente seu maior aprendizado, ou dê uma dica sobre alguma experiência e colabore com a comunidade viajante.

Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.

Torne-se um padrinho

Para manter o projeto ativo, o podcast Despachados precisa de contribuições. Nossos padrinhos acessam nossa sala VIP e garantem uma série de outros benefícios.

Você pode contribuir pelo Apoia.se, clicando no link imagem abaixo e escolhendo a classe de sua preferência, ou fazendo um pix pra gente! Use a chave [email protected] ou escaneie o QR Code abaixo.

Escute o episódio de hoje e confira quais são seus benefícios ao contribuir com o podcast!

FICHA TÉCNICA DO EPISÓDIO:

Participantes: Leila Conz e Bruna Yamasaki
Produção e apresentação: Foca
Edição: Nativa Multimidia – Danilo Pastor
Vozes auxiliares: Patrícia Trezzi, Patrícia Vieira e Alves Garcia
Design de capa: Vinny Campos
Trilha Sonora: Upbeat
Realização: Min7.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *