Viajar ao Rio de Janeiro é como se encontrar com todas as cores do Brasil, com o nosso patrimônio máximo, com a nossa brasilidade.
É “entrar em um outro mundo”, onde se deixar envolver com o som do samba, o carnaval, suas ondas, sua paisagem e sua cultura é fundamental para o bom turismo. A cidade do Rio de Janeiro se adapta a todo tipo de turismo e de turista, desde o mochileiro mais raiz, até o mais elegante executivo.
Por isso, pensando na sua próxima viagem o BLOG DESPACHADOS, selecionou as melhores experiências que você pode ter no Rio:
Escadaria Selarón: No bairro da Lapa, um dos locais mais boêmios do Rio, ao lado dos arcos você encontrará um dos maiores símbolos da cidade carioca, a obra de Jorge Selarón. Selarón foi um chileno que viveu no Rio de janeiro e não encontrou outra maneira de honrar a cidade que não com sua construção mais emblemática: uma escadaria de 200 degraus com azulejos, uma verdadeira obra prima! E o melhor de tudo? Um passeio colorido e totalmente gratuito.
Catedral Metropolitana: Eu particularmente acho a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro de gosto bem duvidoso, entretanto, na hora do entardecer, quando a luz do sol entra pelas centenas de seus vitrais, há de se dizer que forma uma vista muito bonita. A catedral é dedicada a São Sebastião, o padroeiro do Rio de Janeiro e tem missas diariamente.
Copacabana: Uma das praias mais badaladas do mundo, a praia de Copacabana, além de ser linda, é extremamente acessível. Se você tem a possibilidade de pegar o metrô no Rio, ao descer em Copacabana, apenas alguns metrôs vão lhe separar da praia e do seu visual fantástico.
Em Copacabana não use Uber nem nada do tipo, se possível, faça as coisas caminhando, afinal, a praia possui “apenas” seis quilômetros e está repleta de quiosques para atender as pessoas que por ela passam.
Existe ainda a possibilidade de você conhecer o Forte de Copacabana e ter uma visão privilegiada de toda a praia.
Ipanema: Que tal se sentir em uma novela de Manoel Carlos da Globo? O bairro de Ipanema é um bairro simpático e a praia de Ipanema é realmente linda. A pedra do Arpoador é o ponto panorâmico que separa Copacabana de Ipanema e que trazem realidades turísticas bem diferentes entre si. Tanto Ipanema quanto Copacabana trazem entre si a possibilidade do aluguel de cadeiras e guarda sol e de você ficar ali, sentado, contemplando e relaxando a maravilhosa natureza do Rio de Janeiro.
Leblon: Ainda no tour “novela da Globo”, e buscando a gratuidade, o mirante do Leblon ou mesmo a praia do Leblon são oportunidades únicas e incríveis para a visitação. O Shopping Leblon conta com várias atividades culturais, quase sempre as sextas e finais de semana, também de forma gratuita. Já na praia, a vista de toda a costa ou da praia é impactante e linda, você pode a qualquer hora do dia ir e desfrutar da região.
Lagoa Rodrigo de Freitas: Que tal dar uma relaxada, fazer um piquenique e desacelerar? A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos maiores símbolos da cidade do Rio de Janeiro, composta por uma grande lagoa, vários clubes, bares, e muitos parques ao longo dos seus 7 quilômetros. Existe também a possibilidade de você se exercitar na localidade; que tal alugar uma bicicleta e contornar toda a lagoa? Ou que tal ainda uma caminhada no fim de tarde junto aos locais? Ao longo de quase toda a lagoa você encontrará quiosques em que vale a pena parar um pouco, desfrutar de uma bebida, uma boa música e de uma boa conversa.
Museu do Amanhã: Uma das estruturas mais futuristas da cidade, o Museu do Amanhã, fundado em 2015, é um museu de ciências completamente dedicado ao futuro, ou, como o próprio nome sugestiona, ao amanhã. Um dos museus mais interativos do mundo, o museu traz uma série de mostras e salas que abordam sobre envelhecer, questões climáticas, o Brasil e o mundo. Uma dica fundamental sobre ele é: leve um casaco, o museu é conhecido por seus ar-condicionado potentes e por vermos vários turistas reclamando do frio.
Cristo Redentor: Visitar o Cristo é uma daquelas atividades que você deve fazer ao menos uma vez na vida e depois nunca mais, isto pois, subir ao Cristo é uma das atividades mais caras que você vai fazer em sua viagem. Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o visual do Cristo Redentor é realmente divino, e estar aos pés do cristo é uma emoção que encanta a maior parte das pessoas que passam pela cidade.
Recomendo que você faça a visita sempre a partir do trem, assim, você não corre o risco de depender de vans ou de Uber, uma vez que o sinal de celular em cima do morro do Corcovado é bem ruim. Afirmo categoricamente, ir ao Cristo vale a pena, mas depois de ir, você não vai querer voltar. Por quê? O preço. Subir ao corcovado de trem (https://www.tremdocorcovado.rio/) custa a bagatela de R$ 117,50 um valor bem fora da realidade da maioria das pessoas.
Pão de Açúcar: No nosso topo das atividades extremamente caras do Rio de Janeiro, além do Cristo Redentor, não poderia faltar, também o bondinho do Pão de Açúcar. Numa altura de mais de 300 metros, e em um trajeto de pouco mais de um quilômetro de teleférico o Pão de Açúcar se consagra como um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro e do Brasil. Do alto há uma excelente vista da cidade, do Cristo Redentor, da baía, e uma brisa extremamente agradável. Tanto os ingressos para o Cristo como para o Pão de Açúcar, podem (e na minha opinião, devem) ser comprados online. Para tudo existe vantagens e desvantagens: comprar online é a certeza de que você não vai pegar filas, que podem levar algumas horas do seu dia, mas uma das desvantagens é você subir em algum desses pontos e o dia não estar ensolarado, ou ainda pior, estar chovendo.
Mosteiro de São Bento: O Mosteiro de São Bento é um dos maiores mosteiros beneditinos do Brasil, um verdadeiro símbolo do barroco, exemplificado em suas pinturas, colunas e toda uma gama de artes espalhadas em suas paredes e tetos. Podemos afirmar que o mosteiro é a máxima expressão do barroco brasileiro a ser visto na cidade do rio de janeiro e o trabalho de uma vida de vários artistas locais.
Museu Nacional de Belas Artes: Uma das paixões da minha vida, o MNBA é o nosso Louvre! Abriu suas portas em 1937 e conta com uma das coleções de artes nacionais mais completas de todo o país, são mais de 20000 peças que vão desde a arte clássica, passando pelas principais vanguardas brasileiras, e que culminam numa visita que pode levar horas. Sem dúvida um dos lugares mais legais a ser visitados na cidade do Rio de Janeiro.
Real Gabinete Português de Leitura: Queridinho de todos os leitores, o Gabinete é uma obra relativamente simples, um espaço em que os portugueses utilizavam como repositório, biblioteca e espaço de leitura ao longo da História do Rio de Janeiro. Hoje, é basicamente um espaço em que as pessoas tem para tirar boas fotos e entender um pouco mais da História do Rio de Janeiro.