Caribe Carioca, visite Cabo Frio

O litoral do estado do Rio de Janeiro é um dos mais bonitos do Brasil e certamente um dos mais desejados pelos turistas de todo o mundo. Quando falamos em verdadeiros paraísos, não podemos deixar de falar das regiões de fora da capital, mais especificamente da região dos lagos.

Sim, nós amamos a região dos lagos e em Cabo Frio você terá uma das melhores cidades para conhecer no litoral carioca. Cabo Frio é uma mistura de cidade grande com cidade pequena, litoral badalado com áreas bucólicas, opções caras e baratas… é uma cidade para todos. Em Cabo você poderá conhecer inúmeras praias de beleza fora do normal, além de toda uma estrutura para o turista e para o turismo.

A cidade de Cabo Frio é uma das cidades mais bonitas da região dos lagos

A cidade de Cabo Frio é uma das cidades mais bonitas da região dos lagos

Se gostar, mergulhe!

As praias da região de Cabo Frio são famosas no mundo inteiro, já que as suas águas são bem limpas e transparentes, ideais para as pessoas que buscam diversões náuticas e em especial o mergulho. Para quem gosta de praticar mergulho as praias de Cabo Frio são um show à parte, com destaque especial para as ilhas “dos Japoneses” e “dos Papagaios”.

Essas ilhas são verdadeiros paraísos, e ao fazer o passeio pela região você vai ficar encantado com a existência deste tipo de cenário no Brasil. A ilha dos Japoneses está bem localizada e de fácil acesso, mas, vá preparado/a, o local não possui nenhuma estrutura e uma vez que você desembarcou a única opção de serviço é do outro lado.

É possível se instalar em um restaurante que fica na margem oposta da ilha, você vai curtir as mesmas águas, mas com um pouco mais de conforto. Aos finais de semana toda a região fica bem cheia.

Já a ilha dos Papagaios exige um investimento em um barco para chegar lá, mas um investimento que vale muito a pena para quem quer conhecer bem a região. Basta apenas uma pesquisa no Google Imagens para se convencer da visita a ilha e um possível mergulho. Há uma abundância de vida marinha e você pode se divertir muito.

A ilha fica a cerca de 8km de barco do centro de Cabo Frio, é a maior ilha da região e está cercada de muita biodiversidade, tanto em água como em terra. Peixes, tartarugas e toda uma sorte de vida marinha pode ser avistada em um possível passeio.

Conheça a História local no Forte São Mateus e na Praia do Forte

História do Forte de São Mateus

História do Forte de São Mateus

História do Forte de São Mateus

História do Forte de São Mateus

É sem dúvida o meu local preferido em Cabo Frio. Estando na cidade, tire um tempo para conhecer a Praia do Forte com calma, leve cadeirinhas, alguma comidinha e aproveite pelo menos um período no local. A praia tem pouquíssimas ondas, ideal para a família e para você ficar completamente relaxado/a.

Não quer levar nenhum material para a praia? Não tem problema, a região conta com uma excelente estrutura de bares e restaurantes, além de aluguel de cadeiras e guarda sol.

Entre um mergulho e outro, recomendo a visita ao Forte de São Mateus, uma antiga fortaleza colonial da coroa portuguesa. É uma fortaleza em bom estado de conservação e com um material exposto em que conta a História do forte e da região. Apesar de ter acesso fácil, para chegar ao forte você precisará subir por entre pedras e alguns arbustos, vá preparado com um chinelo ou algum calçado apropriado.

Recomendamos a visita ao fim do dia, assim, você pode conhecer o local com calma e curtir um excelente pôr do sol.

Vista do forte de São Mateus

Vista do forte de São Mateus

Centro Histórico

Conhecer Cabo Frio é conhecer um pouco mais da História do Brasil e da nossa colonização. Ao passear pela cidade, inclua em seu roteiro uma passada pelo bairro “da Passagem” e aproveite para apreciar um pouco mais da arquitetura do período colonial.

No local você poderá apreciar uma arquitetura bem específica (do período colonial) com construções em pedra bruta, ruas de paralelepípedo e casas muito antigas. É um bairro de serviço, ou seja, você vai encontrar dezenas de restaurante para fazer um lanche ou alguma refeição completa ao sabor do seu bolso.

Igreja de São Benedito

Passando pelo bairro da Passagem não deixe de conhecer pessoalmente a belíssima igreja de São Benedito. É uma igreja bem pequena, mas bem fofinha, seus arcos deixaram a construção bem famosa entre os locais e os turistas e ela se concentra em uma posição privilegiada no bairro.

É um passeio rápido, mas que vale algumas fotos e uma visita com calma.

Parque das Dunas

Você vai se sentir no Rio Grande do Norte! O Parque das Dunas forma uma paisagem que é bem característica, com dunas incríveis e que serão muito legais se incluídas no seu roteiro.

Ao visitar o local fique atento/a ao descarte do seu lixo, a região é de preservação ambiental e um patrimônio protegido por lei, seja educado/a descarte o seu lixo de forma correta.

As dunas são amplas, você pode fazer a sua visita com calma ou contratar algum serviço de passeio que é ofertado no local. Na temporada você encontrará serviços de alimentação disposto em vários locais da praia.

As praias de Cabo Frio estão entre as mais bonitas do estado do Rio

As praias de Cabo Frio estão entre as mais bonitas do estado do Rio

Praia do Peró

Se você quiser se afastar um pouco da badalação e ainda sim ficar em um local muito bacana, com estrutura e um visual muito bonito, procure a Praia do Peró, que fica cerca de 15km da região central da cidade.

Costumo dizer que a praia do Peró tem “vida própria”, já que há um ritmo diferenciado no local. Não é uma praia inóspita, entretanto, o bairro é residencial e as lojas são bem menos abundantes do que a região central da cidade.

Vale a visita já que há um mar todo esverdeado, com ondas na medida certa e uma areia maravilhosa para a caminhada. Para ter uma vista boa de toda a extensão fique próximo ao Parque Estadual da Costa do Sol, um local de fácil acesso e que permite uma vista privilegiada.

Compras

Outro local que chama a atenção na cidade é a “Rua dos Biquínis”, uma espécie de galeria a céu aberto com dezenas de lojas que vendem todo tipo de biquíni. Apesar de ser pequena, a rua costuma estar bem cheia na temporada ou aos finais de semana, e uma passada por ela é sempre bem interessante.

Na região central da orla, próximo a Orla das Águas está o meu lugar preferido da cidade, o Centro de Artesanato. Nele você vai encontrar toda uma sorte de lojas de alimentação, além de várias lojas “made in Cabo Frio”. São objetos artesanais, produtos locais além de várias barraquinhas de comida.

Quase todas as noites acabávamos lá, e sempre existia alguma apresentação de música ou alguma agitação, vale muito a pena!

Morro da Guia

Um dos pontos altos (literalmente) da cidade de Cabo Frio, o Morro da Guia oferece ao seu visitante a possibilidade de uma vista de 360 graus da região. Locais com tamanha vista são privilegiados e ficam ainda mais bonitos no nascer ou no pôr do sol quando algumas pessoas vão até ele para iniciar ou terminar o seu dia.

No alto do morro você encontrará uma capela bem pequena, construída no século XVIII e dedicada à Nossa Senhora da Guia. Dedicada a Nossa Senhora pois segundo a tradição local, a imagem “sumia” do convento local e aparecia no alto do morro, de forma misteriosa. A população entendeu o fato como uma mensagem e construiu a pequena capela.

Arraial do Cabo!

Teremos um post exclusivo sobre Arraial, entretanto, não poderíamos deixar de citar a cidade vizinha que é “uma joia da coroa”.

Arraial fica a apenas 35 minutos de distância, de carro, de Cabo Frio. A cidade é conhecida como o “caribe brasileiro”, por ter várias praias com areia fina e branca, além de coqueiros e águas cristalinas. Cabo Frio está em uma posição privilegiada pois é possível se hospedar em Cabo, uma cidade grande e com muita estrutura e passar o dia em Arraial, uma cidade pequena e com uma estrutura bem menor.

Apenas vá!

Se você quer conhecer uma região essencialmente bela do Rio de Janeiro, mas, ainda assim não quer toda a agitação da capital carioca, Cabo Frio é uma excelente oportunidade para você, vá!

Logo de apoio

Que tal apoiar o Despachados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *