Colônia de Sacramento: a joia portuguesa

Vai passar alguns dias em Colônia de Sacramento e não sabe o que fazer?

A cidade conta com inúmeras possibilidades de passeios e locais para conhecer: boulevard, museus históricos e o farol são algumas das várias atrações que existem na cidade. Há tantas possibilidades do que fazer em Colônia que uma boa organização é fundamental.

Junte-se a nós neste passeio completo e descubra tudo que a cidade tem a oferece para você:

Uma das melhores vistas do país

As ruas históricas: Colônia de Sacramento foi fundada em 1680 pelos portugueses. Três séculos depois tornou-se um dos destinos mais visitados do Uruguai (por ser um lugar cheio de História). Sua arquitetura particular convida visitantes de todo o mundo a se perderem em suas ruas de paralelepípedos, descobrir seus cantinhos e bater centenas de fotos.

Colônia foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade em 1995 e por isso recebe milhões de visitas em todo o mundo. A cidade combina praia com construções antigas que nos levam a uma viagem pelo tempo. Apesar de ser uma cidade pequena (bem pequena), possui várias atividades especialmente pensadas para o turismo.

Acervo do autor

Porta da cidade: Conhecido como “Puerta de Campo” foi inaugurada em 1745 e é um dos maiores cartões postais da cidade. Fora construído por ordem do governador português Vasconcellos que comandava as terras ocupadas pelo exército na época. É “acompanhado” por um forte, um fosso e uma ponte. É uma relíquia que passou por um grande processo de restauro no século passado e está extremamente conservada.

O local é ideal para tirar fotos! Se você gosta deste tipo de arte (arquitetônica) prepare a sua câmera, porque neste lugar você vai capturar algumas imagens únicas.

Porta da cidade

Museu Português: A um quarteirão do portão da cidadela está o Museu Português. Como não é difícil imaginar, é um museu do período histórico português. Está localizado no centro histórico da cidade, então ao visita-lo, já estamos na antiga cidade de Colônia de Sacramento, onde estão as principais atrações da cidade.

Não espere um museu muito grande, como quase tudo no Uruguai é um local pequeno e conta com uma coleção bem modesta. Encontraremos objetos do período colonial como armas, cartografia, roupas, móveis e reproduções de ferramentas e objetos do cotidiano colonial.

É interessante perceber que Portugal fundou, à força, uma cidade em meio a várias colônias espanholas.

Rua dos Suspiros (Calle de los Suspiros): É possível sair do Museu Português e ir diretamente para a Rua dos Suspiros. É um dos locais mais importantes da cidade, um passeio imperdível que não podemos perder durante a nossa passagem por Colônia de Sacramento. Com mais de 250 anos de História, um passeio por essas ruas é o que mais próximo de uma viagem no tempo você estará.

Acervo do autor

Atualmente a Rua dos Suspiro e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao longo dos seus quase 3 séculos de Historia, já passou por muita coisa. No passado, fora um local de muitos bordéis e acredita-se que seja daí que venha o seu nome: era uma rua que suscitou vários suspiros. Em uma outra versão, a rua foi apontada por ser o local de onde entravam escravos africanos, prisioneiros de guerra e criminosos condenados à morte ou a trabalhos forçados que traziam do mar.

Casa do governador: É assim denominado o conjunto de ruínas, fundações de pedra e objetos do período português que foram encontrados após longos trabalhos de pesquisa e escavação. Estes retos mortais foram encontrados junto ao Museu Municipal, e segundo alguns especialistas uruguaios, é o local exato que pertenceu a casa do governador da colônia portuguesa.

Farol de Colônia de Sacramento: A construção tem mais de 160 anos de História, as suas obras se iniciaram em 1855, junto ao convento de São Francisco Xavier, que hoje está em ruínas.

Você pode subir ao farol de Colônia todos os dias, entre as 10h as 18h (horário conferido em 2022). A entrada tem custo e este estará variando a depender se você é estudante, nacional, latino ou europeu (quando fomos o preço estava em torno de 10 reais). Do alto você não só poderá tirar fotos incríveis de todo o litoral e da baia de Colônia, como também poderá ver todo o traçado da cidade, é lindo.

Plaza Mayor: A Plaza Mayor de Colônia nasceu junto com a própria fundação desta cidade. Durante muitos anos foi o maior espaço aberto que existiu e atualmente oferece muito verde, muitas sombras e é um local ideal para descansar um pouco e apreciar o clima bucólico da cidade. A praça fica entre vários pontos turísticos, você pode relaxar, descansar, tomar um pouco de água e usar a internet pública de ótima qualidade que existe no local.

Na época, era usado para planejar manobras militares, além de cerimonias religiosas e punições públicas. Durante as guerras de independência, o local era utilizado para fuzilar inimigos e prisioneiros capturados nos ataques a estas terras.

Ruínas do Convento de São Francisco: Em cada esquina Colônia tem algo para contar. Um exemplo são as ruínas do Convento de São Francisco, que nos conta os segredos de uma das construções mais antigas da região. Este edifício data da década de 1690 e foi destruído por um incêndio em 1704. As ruínas do edifício hoje nos contam as histórias do passado.

Igreja Matriz: Outro dos vários locais históricos da cidade e do período português, atualmente é a igreja mais antiga do Uruguai ainda em funcionamento. Apesar de ter sofrido algumas destruições e reconstruções ao longo dos tempos, encontra-se em excelente estado de conservação.

A “Iglesia Matríz de Colonia del Sacramento”, também conhecida como Basílica do Santíssimo Sacramento faz parte do conjunto histórico da cidade e, como tal, também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1995. Teve sua primeira construção em 1680, começando apenas com uma cabana de palha. Confesso que esperava um pouco mais do templo, ele está em um estado de conservação bem duvidoso e não é muito acolhedor.

Boulevard Colônia e Paseo San Gabriel: Clássico dos clássicos! Poucas coisas são tão uruguaias quanto tomar um chimarrão no boulevard, então se você vai até lá, não pode perder esta experiência única no mundo. Colônia tem uma avenida muito bonita, segura e tranquila, por sua vez, um dos lugares preferidos dos locais para tomar mate.

Se durante o dia o local é bem frequentado pelos locais, é ao entardecer e ao pôr do sol que o local se enche de gente. Ficamos surpresos num primeiro momento e após alguns dias já “estávamos como os locais”, parece que toda a vida do Uruguaio é baseada no pôr do sol.

O melhor por do sol do Uruguai é na cidade de Colônia de Sacramento

Confie em nós, não estamos exagerando. No Boulevard Colônia você verá gente tomando mate a qualquer hora do dia em qualquer dia do ano. Caso você queira “aprender” a tomar mate, esse local e essa região são perfeitas para você, existe toda uma atmosfera. E que lembrança melhor de Colônia do que uma garrafa térmica e/ou um mate uruguaio?

Porto de Colônia: Este cantinho colonial tem uma intensa atividade de iates, lanchas e veleiros que chegam de Buenos Aires e/ou de Montevidéu. É um ponto muito importante para a cidade, tendo em vista que é a porta de entrada de muitas pessoas, além disso, diversos esportes náuticos são praticados a partir deste ponto.

É perto do porto que estão localizadas as praias de Honda, Ferrando, Las Delicias e Rowing.

Plaza de Touros: Dos lugares turístico de Colônia de Sacramento fora do centro histórico, é certamente um dos mais emblemáticos. É uma antiga construção espanhola, com mais de 100 anos.

Recentemente inaugurado para ser um Centro Cultural, possui teatro, lojas artesanais, quadra de tênis, lojas de roupas e muito mais, o local é muito bonito.

Como se locomover em Colônia?

Você tem várias opções para se locomover na cidade de Colônia de Sacramento, mas as duas mais fáceis são:

1) A pé: é certamente a maneira mais fácil e mais prática de se locomover na cidade. Você vai gastar calorias, se exercitar e conhecer vários cantinhos da cidade. Andar a pé no centro histórico é uma oportunidade que poucas cidades podem dar ao visitante, e Colônia se destaca entre elas.

2) De bicicleta: É um dos melhores meios de transporte na cidade, considere alugar uma bicicleta caso vá sair do centro Histórico. Considerando o tamanho reduzido da cidade e o baixo número de veículos que circulam por suas ruas, não há desculpas.

Colônia de Sacramento tem um local especial em nosso coração, ela é linda, pequena e possui toda uma atmosfera mágica. Esperamos que sua visita a cidade seja tão marcante quanto foi para nós nas duas oportunidades que já tivemos.

Logo de apoio

Que tal apoiar o Despachados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *