Maceió

De todos os estados do Brasil que já frequentamos e de todas as praias em que já fomos, o Alagoas se destaca como sendo o estado que tem a melhor orla. E de todas as capitais a cidade de Maceió tem um dos litorais mais bonitos do Brasil e por isso é uma das cidades que mais recebe turismo. Essa beleza se deve principalmente ao mar, muito parecido com o Caribe, e aos muitos coqueiros plantados ao longo da orla.

Maceió

Quem visita à capital alagoana provavelmente vai em busca das melhores praias de Maceió e bons dias de sol de frente para o mar. Se é isso que você espera da sua viagem, prepare-se, pois você vai encontrar muito mais do que isso. Há muito o que ver e fazer em Maceió, boa gastronomia, artesanato, vida noturna agitada e uma atmosfera totalmente contagiante.

Comecemos pelo básico: Pajuçara

Praia de Pajuçara

Uma viagem à capital alagoana deve começar com uma boa caminhada à beira-mar, com paradas nas praias de Jatiúca (onde você deve comer uma deliciosa tapioca) e Ponta Verde, para admirar o pôr do sol. A praia de Pajuçara é ótima para os banhistas, já que é quase sem ondas, formando nas piscinas naturais uma ótima oportunidade para o mergulho e o descanso.

Piscinas naturais

Fique atento a tábua de marés, ir às piscinas naturais de Pajuçara na maré baixa é essencial e por isso é uma das primeiras recomendações do que fazer em Maceió. Você pode acompanhar no site da Marinha do Brasil ou perguntar aos operadores de turismo, eles sempre estão acompanhando.

Mas porquê? Na maré baixa, o recife de coral se revela e os peixes ficam na região, sendo uma atração à parte. Se estiver pela praia, você pode contratar uma das centenas de jangadas que estão na orla oferecendo o serviço de leva e traz até o recife. As jangadas levam em torno de dez minutos para chegar às aguas cristalinas e mornas das piscinas naturais.

Feira de Artesanato de Pajuçara

A feira de artesanato do bairro de Pajuçara é o melhor lugar do calçadão de Maceió para você comprar aquela lembrancinha “made in Maceió”. A feirinha tem muitas opções de artesanato como: redes, roupas de renda, imãs de geladeira, brinquedos de madeiras e as nossas preferidas, as camisetas.

Quase em frente fica o Pavilhão do Artesanato, que conta com diversas barracas de artesanato e algumas outras de comida. Além disso o pavilhão conta com moda praia e outros itens indispensáveis para curtir os dias de férias em Maceió. Lá há opções culinárias como castanhas e cachaças artesanais produzidas na região.

Centro Histórico

Como toda boa capital nordestina, uma ida ao centro histórico é uma oportunidade única de aprender sobre os costumes locais, religiosidade e conhecer as suas centenas de prédios históricos.

Na primeira metade do século XIX Maceió tornou-se a capital da província de Alagoas e até hoje é a principal cidade do estado. Durante a sua visita pela região central da cidade não deixe de passar por Jaraguá, um bairro tombado como patrimônio histórico que definitivamente vai lhe agradar. Caminhar por suas ruas é como entrar em um “túnel do tempo”, antigos casarões, arquitetura datada e prédios muito bonitos perfazem as ruas da região.

Os antigos armazéns e as casas de dois pisos foram revitalizadas e ganharam vida, são locais com cor e muito bonitos. Foi aqui que se iniciou o desenvolvimento da região, entre o mar e o centro da cidade, graças ao seu porto. Tudo começou com o engenho de um coronel chamado Apolinário Fernandes Padilha, na atual praça Dom Pedro II. Com o passar do tempo a cidade foi crescendo e se urbanizando, na segunda metade do século XX a região se transformou em um importante centro comercial.

Teatro Deodoro

É um dos teatros mais bonitos da região, nasceu a partir de um desejo da elite local: atender as demandas artísticas da cidade e de seus entornos. Com quase 700 lugares é uma joia neoclássica e já abrigou diferentes coisas em seu interior: a justiça federal, a biblioteca pública, a prefeitura de Maceió além de diversas recepções do governo estadual e/ou federal.

Catedral

A Catedral Metropolitana de Maceió – Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres foi inaugurada no ano de 1859 e foi desenhada a partir de um estilo neoclássico que é facilmente perceptível enquanto você sobe as escadarias que acompanham a entrada.

O interior estava em péssimo estado de conservação, até uma ação da própria igreja, com recursos diversos e que iniciou o processo de restauro dos altares laterais e de algumas partes do templo (o processo iniciou em 2021 e ainda não acabou). É uma “catedral simples” já que suas portas são de madeira, os lustres são de prata e o púlpito é decorado com fios de ouro.

Arredores e praias de Maceió

Nos arredores de Maceió existem muitos lugares lindos, e se você tiver um tempo sobrando em seu roteiro, não pense duas vezes: vá! As praias que ficam próximas à capital são diversas, e cada uma tem suas próprias peculiaridades.

Ponta Verde: O lado “alto” de Ponta Verde tem desenvolvimento mais recente e menos ajardinado do que o lado de Pajuçara. A faixa de areia é mais larga e a maré baixa traz lindos tons de azul e verde claro.

Praia da Jatiúca: É o bairro mais novo da orla central, foi ocupada justamente por sua praia não ser protegida por arrecifes, como as demais. Além disso é uma boa praia para fugir das praias lotadas sem sair da cidade.

Praia de Guaxinim: É a primeira praia ao norte e possui muitas casas de veraneio de bom padrão. O mar não é uma piscina, mas também não é perigoso.

Praia de Tabuba: Mais afastada é uma praia que você pode conhecer em combinado com um passeio para o Carro Quebrado ou a Barra de Santo Antônio.

Francês

Praia do Francês

A Praia do Francês se destaca por sua imensa barreira de corais e sua agitação. É a praia mais conhecida da região e por isso a mais movimentada. Sua fama começou na década de 1980, quando havia apenas coqueiros e algumas poucas barracas na região.

Temos um post aqui mesmo no blog Despachados que conta um pouco mais sobre a praia do Francês e o que você pode conhecer na região.

Barra de São Miguel

O trecho protegido por recifes é longo e forma um tanque largo e profundo o suficiente para nadar, brincar e quem sabe até mergulhar. Se você quiser é possível contratar uma lancha que leva os turistas até a praia do Gunga.

Praia do Gunga

Gunga, ao lado do Francês

Outra coisa para se fazer em Maceió é curtir a Praia do Gunga. A praia sempre figura no topo das melhores praias da região. A fama se justifica: a praia fica numa ponta dominada por um imenso coqueiral, um lado é banhado pela foz da lagoa do Retiro e o outro está em mar aberto.

Joga contra a Praia do Gunga o seu acesso: a propriedade anterior a praia é privada e o acesso é controlado. Você precisa pagar para subir no mirante para ver a imensidão de coqueiros e/ou pagar para fazer a trilha que leva até a orla da praia.

A cidade de Maceió é linda, você vai se encantar com as oportunidades e com a quantidade de atrações possíveis!

Logo de apoio

Que tal apoiar o Despachados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *