Despachados de A-Z – Irã

Ao planejar uma viagem, sempre costumamos pensar nos destinos mais famosos e mais “tradicionais”. Países europeus, principalmente, vão sempre para o topo da lista. Viajantes mais despachados sempre irão considerar alguns destinos fora dessa listinha. Lugares menos badalados merecem ser levados em consideração na hora dessa escolha. Sem dúvidas o Irã é um deles.

Se você nunca pensou em visitar esse país do Oriente Médio, essa é uma boa oportunidade para desmistificar esse destino improvável e pouco badalado, mas que guarda lindas surpresas. Desde aspectos históricos, até culturais e sociais, o Irã é um país que cativa todo viajante que se permite visitá-lo.

Nesse episódio da nossa série de A-Z, a Re Nunes e a Claúdia Rodrigues, junto com a convidada especial Larissa Queiróz, compartilham com o ouvinte suas experiências no Irã e contam várias curiosidades sobre o país que com certeza vão te instigar a conhecê-lo também.

No Irã neva? É caro ou é barato? Tem boa culinária? É perigoso? Tudo isso você vai descobrir nesse episódio que está caprichado e cheio de detalhes sobre o país. De fato, é um destino para ir de mente aberta e sem “julgar o povo pelos atos do governo”, como a Re Nunes muito bem pontuou no episódio.

São várias cidades que valem a pena conhecer no Irã. As principais, que foram mencionadas no episódio e visitadas por nossas experientes viajantes, foram Shiraz, Persepolis, Pasargada, Yazd, Meybod, Esfahan, Qom e Teerã.

Apesar de serem bem perto umas das ouras, cada uma delas tem sua particularidade a ser explorada. Veja abaixo as principais cidades mencionadas nesse episódio, mas não deixe de ouvir na íntegra para conhecer também lugares ainda mais alternativos que comentamos por lá!

Cultura no Irã

Por ser um país muçulmano, o Irã tem algumas regras bem diferentes para nós, brasileiros. A principal delas tem a ver com a vestimenta, especialmente das mulheres. As muçulmanas, por conta da religião, devem cobrir os cabelos e praticamente todo o corpo.

Normalmente, apenas podem ficar expostas as mãos. O mesmo serve para as turistas que não seguem a mesma religião, já que no caso do Irã essa é uma imposição do governo. Os homens também não podem usar bermudas, mas isso já é relevado quando se tratam dos turistas.

Outro aspecto cultural para se atentar é o Ramadã. Esse período corresponde ao nono mês do calendário islâmico. É um mês sagrado, quando os muçulmanos fazem jejum diariamente, do momento que o Sol nasce até a hora que ele se põe.

Até os hotéis servem café da manhã muito cedo, antes de o Sol nascer. Uma das participantes desse episódio visitou o Irã durante esse período e contou como foi a experiência, não deixe de escutar.

Irã é um destino caro?

Além de ser um país super acolhedor, com um povo hospitaleiro, o Irã é também um país barato para visitar. Isso serve não somente para os preços de hospedagem, mas para alimentação e combustível também.

Ou seja, tanto para você que está tirando férias e tem uma reserva financeira mais confortável, como para você que está viajando com a grana curta, fazendo um mochilão pelo mundo, o Irã pode ser uma ótima opção de destino.

Além disso, guarda lindas paisagens e vilarejos para serem explorados, sem que você precise desembolsar uma bolada pra isso!

Escute o episódio a seguir para saber quais as recomendações e dicas valiosas que nossas participantes têm e que você precisa saber antes da viagem.

E você? Já esteve no Irã? Compartilhe com a gente a sua experiência. Queremos muito saber se curtiu o destino!

Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva, entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.

Torne-se um padrinho

Para manter o projeto ativo, o podcast Despachados precisa de contribuições. Nossos padrinhos acessam nossa sala VIP e garantem uma série de outros benefícios.

Você pode contribuir pelo Apoia.se, clicando no link imagem abaixo e escolhendo a classe de sua preferência, ou fazendo um pix pra gente! Use a chave [email protected] ou escaneie o QR Code abaixo.

Pix Despachados

Aponte aqui

Escute o episódio de hoje e confira quais são seus benefícios ao contribuir com o podcast!

 

FICHA TÉCNICA DO EPISÓDIO:

Produção e apresentação: Foca

Participantes: Cláudia Rodrigues, Larissa Queiroz e Renata Nunes

Edição: Nativa Multimidia – Danilo Pastor

Vozes auxiliares: Alves Garcia

Design de capa: Vinny Campos

Trilha Sonora: Upbeat

Realização: Min7.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.